Neste domingo (31) o projeto Museu Vivo, em São José dos Campos, oferece três atrações da cultura popular regional, das 14h às 17h. O evento é aberto ao público.

O produtor de artesanato e instrumentos em bambu Marco Antonio da Costa Orokzala vai expor suas obras em bambu. A joseense Andrea Aparecida Martins dos Santos vai produzir seu tradicional bolo de banana. E o mineiro Ibraim Ribeiro se apresenta em trio, com músicas sertanejas.

museu_do_folclore_de_sao_jose_dos_campos_01

Museu do Folclore

Divulgação

Bambu

Todo o conhecimento que Marco Antonio da Costa Orokzala tem sobre artesanato em bambu, principalmente tambores, foi transmitido a ele pelo seu pai e pelo mestre Didi, da Bahia. “Além de construir tambores e outros instrumentos, meu pai também tocava violão e viola. A música entrou na minha vida quando eu ainda estava na barriga da minha mãe”, diz Orokzala, natural de Campinas

Ele é conhecedor das tradições africanas e trabalha há mais de três décadas com instrumentos de percussão, capoeira angola, toques, ritmos brasileiros e afro-brasileiros.

Bolo de banana

Na culinária, a joseense Andrea Aparecida Martins dos Santos volta a participar do programa, desta vez para mostrar seu saber no preparo de bolo de banana. Mestre festeira da Festa do Divino no bairro dos Freitas, na região norte da cidade, Andrea tem muito conhecimento sobre a culinária popular. “O meu avô, Benedito Pereira, já comemorava a Festa do Divino e minha avó fazia o bolo. Hoje, eu é que faço a festa e o bolo se tornou uma tradição”.

Trio musical

O mineiro Ibrahim Ribeiro, que canta desde criança, veio para São José dos Campos com 20 anos. Neste final de semana, participará do Museu Vivo e, além de cantar, vai tocar, com o casal Agenor e Nilza Lessa. “Além do prazer de cantar e tocar, estamos repassando nosso saber para outras pessoas”, comenta.

Museu

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que mantém um termo de colaboração com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. A instituição é responsável pela gestão do Museu do Folclore, que também estará aberto para visitação no domingo, no mesmo horário do Museu Vivo.

Serviço:

Museu do Folclore de SJC. Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana, São José dos Campos.

Telefone: (12) 3924-7318