No mês de homenagem ao poeta Cassiano Ricardo, um restaurante de São José dos Campos com o mesmo nome do escritor oferece receitas especiais inspiradas nos textos do poeta mais ilustre da cidade. As receitas levam em consideração a língua portuguesa como conexão entre o escritor e a cozinha do restaurante. Escolher ingredientes que possam expressar sensações foi o objetivo nesse caso.

Os drinques

No livro “Poemas Murais”, por exemplo, Cassiano já tinha se rendido ao modernismo e se aprofundado em si mesmo, destacando um lirismo maior do que no início conservador da carreira. Por isso, o drinque que leva o nome dessa obra vem com Bagaceira, Chartreuse, Blueberry e Citric Oil. Uma mistura forte e imersiva nos sabores.

Em “O Sangue das Horas”, o poeta escreve assim: bebo a esperança. E enquanto as horas passam, o amargo da espera vem do suco de grapefruit, que recebe esperança no licor Parfait Amour e ganha a companhia do Hendricks Gin.

A repetição poética do texto “Jeremias Sem Chorar”, um dos poemas mais famosos de Cassiano Ricardo, está representada com Rum Zacapa Solera, Mint, Chocolate Chips e  Framboesas. Quando você terminar, vai querer repetir.

E para fechar, o “Rolamundo”, que leva vodka super premium, licor Hpnotiq, purê de maracujá e limão, uma homenagem criativa aos sabores que o autor descreve bem no poema, repleto de figuras.

A carta de drinques é um dos destaques do bar do restaurante, que ainda tem cervejas premium e uísques importados.