Crônicas e cia

Felipe Cury e o amor platônico por São José dos Campos

Leia a coluna Bulas Semanais

Colunista Felipe Cury (Reprodução)

Escrito por Felipe Cury

28 JUL 2024 - 17H28

Divulgação/PMSJC

O PENSAMENTO: “O verdadeiro diplomata nunca pergunta a idade de uma mulher, mas jamais esquece o dia de seu aniversário”

O FATO: Não me interessa saber a idade da minha querida Cidade; só sei que está permanentemente jovem, linda, evoluída, acolhedora e até divina. Só sei que no Vinte e Sete de Julho a alegria invade o meu coração.

O verdadeiro diplomata nunca pergunta a idade de uma mulher, mas jamais esquece o dia de seu aniversário

Não me interessa saber a idade da minha querida Cidade; só sei que está permanentemente jovem, linda, evoluída, acolhedora e até divina. Só sei que no 27 de Julho a alegria invade o meu coração.

Fico alegre e feliz porque aqui é o meu lugar: o clima sempre foi perfeito, o ar é puro e as pessoas também, as vias são limpas e seguras, a iluminação é moderna e feérica, os jardins têm flores que encantam e perfumam, as pessoas estão, cada vez mais, cordiais e amigas: se cumprimentam, são agradecidas e solidárias.

Temos hospitais notáveis, laboratórios avançados, profissionais da saúde educados e competentes, empresários evoluídos, manutenção preventiva em todos os seguimentos, um plano piloto de desenvolvimento permanente e modernizado. A OMS considera plausível 100 crimes de morte para cada cem mil habitantes; nossa cidade tem menos de dez. Somos a cidade com mais profissionais de cursos superiores por metro quadrado do Brasil. Nossa rede de ensino vai desde as escolas primárias até os píncaros universitários justificando o honroso chamamento de CIDADE INTELIGENETE.

Proliferam as Igrejas e Templos aqui sustentando e fortalecendo nossa espiritualidade.

As inúmeras e incontáveis praças de esporte são um precioso adendo à saúde do nosso povo.

Laser, alimentação, pontos de encontros, botecos & botequins, praças, jardins e coretos, locais turísticos, fazem nossa alegria permanente. É um roteiro gastronômico que nada falta.

O nosso trânsito tende a se humanizar. A preferência aos pedestres e o respeito aos idosos mostram-nos a metrópole civilizada que estamos nos tornando.

Em São José a acessibilidade, tanto interna para a locomoção aos nossos bairros que vão se tornando verdadeiras cidades satélites independentes, como a externa, para estreitar vínculos com as cidades vizinhas e fraternas para a verdadeira integração do Vale do Paraíba. E a aproximação. com o mundo todo pela internacionalização de nosso aeroporto, que não é só nosso, mas regional. Além de nossa ligação fácil com o nosso majestoso litoral para estimular o comércio mundial dos contêineres.

O farto mercado de trabalho é altamente diversificado desde a mão de obra para a construção civil que edificou a grandeza da cidade, como para abastecer a exigente demanda da mais refinada tecnologia. Que venha a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: estamos preparados.

O meu amor platônico pela minha Cidade é porque sou plenamente correspondido: Num dia 27 de julho nasceu minha primeira e adorada filha Flávia e dois anos depois eu ganhava meu sobrinho Marcelo Murad – JOSEENSES AUTÊNTICOS.

São José dos Campos me contemplou com grandes AMIGOS e, o mais recentes deles, é o jovem idoso Geraldo Moreno, aqui do Aquarius, que é poeta do HAI-KAY, um dos mais delicados e difíceis poemas milenar. A meu pedido fez este:

São José criou o filho mártir: Jesus.

São José dos Campos também: Miragaia.

Esse texto não é uma homenagem a São José dos Campos, mas apenas uma declaração de amor.

Felipe Cury é CIDADÃO JOSEENSE pelo Decreto Legislativo número 46/2003.

COLUNISTA

Felipe Cury é mineiro de Soledade, nascido em Três Corações. Vive em São José dos Campos há 66 anos. Completou em 17 de abril, 86 anos de feliz idade.

Formado em Ciências Jurídicas e Administrativas, pela Fundação Joseense de Ensino, foi Professor de Língua Portuguesa e Comunicação, na Escola Técnica “Olavo Bilac”.

Foi presidente da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, por 8 anos, além de ocupar outros importantes cargos em diversas instituições do município.


Escrito por
Colunista Felipe Cury (Reprodução)
Felipe Cury

Colunista de Bulas Semanais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.