Por Conteúdo Estadão Em Opinião

Bolsa de NY fecha em alta, com Dow Jones acima de 18 mil pontos

As bolsas dos EUA fecharam em alta nesta sexta-feira, 13, com o índice S&P-500 chegando ao fim da sessão em nível recorde e o Dow Jones acima de 18 mil pontos pela primeira vez neste ano. O Russell-2000, de ações de pequena capitalização, subiu 0,6% e também fechou em nível recorde.

O mercado ignorou um indicador fraco divulgado nos EUA: o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan recuou a 93,6 na pesquisa preliminar de fevereiro, de 98,1 em janeiro; a expectativa dos economistas era de 98,3. Na Europa, os dados do PIB da Alemanha e da zona do euro no quarto trimestre foram bem recebidos pelo mercado.

"Os EUA continuam a ser a ilha da estabilidade. O dinheiro está em um grande fluxo livre ao redor do mundo e o mercado norte-americano de ações continua a ser o porto seguro", disse Mag Black Scott, da Beverly Hills Wealth Management. Ian Winer, da Wedbush Securities, observou que investidores estão vendendo ações do setor varejista, depois dos dados fracos de vendas no varejo em janeiro nos EUA, e comprando as do setor de energia, por causa da alta dos preços do petróleo nos últimos dias.

Randy Frederick, do Centro Schwab para Pesquisa Financeira, disse que "a única razão para o mercado ter subido para níveis recordes é o fato de os investidores acreditarem que os preços do petróleo estão se estabilizando, depois de algumas semanas de recuperação, e acho que essa reação foi exageradamente positiva. Isso é perturbador". Ele destacou que "o mercado de opções está dando alguns sinais de advertência. Os contratos em aberto na relação put/call estão em níveis muito elevados. Isso indica que ou os investidores estão muito nervosos, ou eles estão se posicionando para um recuo forte".

As ações da American Express caíram 2,98%, após rebaixamentos de recomendação por analistas. As do setor de petróleo subiram, acompanhando a alta dos preços do produto (Halliburton +3,32%, ExxonMobil +1,08%, Chevron +1,73%). Entre as ações de empresas que divulgaram resultados, os destaques foram AIG (+2,88%), Kraft Foods (-2,64%), Groupon (+6,84%), Zynga (-15,79%), ConAgra Foods (-4,37%) e King Digital Entertainment (+13,30%).

O índice Dow Jones fechou em alta de 46,97 pontos (0,26%), em 18.019,35 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 36,23 pontos (0,75%), em 4.893,84 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 8,51 pontos (0,41%), em 2.096,99 pontos.

Na semana, o Dow acumulou uma alta de 1,09%. O Nasdaq avançou 3,15% e o S&P-500 ganhou 2,02%. O mercado de ações não abre na próxima segunda-feira, por causa do feriado do Dia do Presidente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.