Por Meon Em Opinião

Critérios para a seleção de exercícios: qual o melhor pra você?

20140728_divulgacao_cia_athletica

A prática de exercícios físicos sem o acompanhamento profissional pode resultar em problemas graves em quem pratica 

Divulgação/Cia Athletica

Todos os dias nos deparamos com uma enorme quantidade de exercícios expostos em revistas, jornais, TV, e mesmo nas ruas, nos parques e nas academias. Sabemos que o exercício que uma pessoa executa regularmente pode não ser exatamente o mais adequado para podermos também praticar. Também sabemos que alguns exercícios podem provocar lesões articulares ou dores indesejáveis em determinadas pessoas.

Surge então a dúvida: como saber se um exercício é adequado? Que critérios os profissionais de Educação Física levam em conta ao escolher os exercícios mais adequados para os seus clientes? Listamos alguns itens importantes que devem ser verificados caso a caso:

-Qual é o grupo muscular que desejamos fortalecer ou alongar? Estamos realmente atingindo este objetivo ao utilizar este movimento?

-Existe alguma articulação mal posicionada, desalinhada, ou ainda sob stress (hiperextendida ou hiperflexionada), sendo excessivamente sobrecarregada?

-A coluna vertebral (e em especial a região lombar) está protegida , estabilizada e bem alinhada?

-Que tipo de sobrecarga estamos utilizando? Ela é suficiente para produzir o resultado almejado? Ela está adequada para o grau de condicionamento físico do praticante (muito leve ou pesada demais)?

-Para quem é indicado este exercícios? O praticante tem alguma limitação ortopédica ou postural que contra indique a execução deste movimento?

Assim, selecionar e prescrever exercícios é uma tarefa que exige, antes de mais nada, algum conhecimento sobre anatomia (músculo-esquelética), cinesiologia (estudo do movimento) e fisiologia (efeitos do treinamento, dosagem da sobrecarga e da intensidade do exercício).

Um exercício praticado por um atleta nem sempre pode ou deve ser aplicado para uma pessoa sedentária. O exercício indicado por um profissional habilitado não colocará em risco a sua segurança e certamente maximizará os resultados. É muito bom fazer exercícios por conta própria, mas antes de mais nada é necessário certificar-se de que o exercício praticado é adequado para você!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.