A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) no mês de junho passou para 11,3% em junho, ante 11,4% em maio, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira, 30, pela Fundação Seade e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese).
O nível de ocupação na RMSP caiu 0,1% (menos 14 mil postos de trabalho) e o contingente de ocupados foi estimado em 9,618 milhões de pessoas. Em junho, o total de desempregados foi previsto em 1,235 milhão de pessoas, 14 mil a menos do que em maio.
Na análise setorial, houve redução no nível de ocupação no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (recuo de 1,4%, ou menos 22 mil postos de trabalho) e nos Serviços (eliminação de 0,7%, ou 37 mil vagas). Já a Indústria de Transformação abriu vagas (+1,7%, ou geração de 27 mil postos de trabalho), assim como a Construção (+1,2%, ou 9 mil empregos).
Maio
O rendimento médio real dos ocupados na RMSP caiu 1,7% em maio ante abril, segundo a pesquisa, passando para R$ 1.907. A renda média real dos assalariados também caiu 1,7%, na mesma base de comparação, para R$ 1.889.
Na comparação com maio de 2013, houve variação positiva da massa de rendimentos de ocupados (em 4,0%). Entre os assalariados, a massa de rendimentos subiu 2,1%.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.