Transpiração excessiva requer cuidado
divulgação
Com a mudança de temperatura, exercícios físicos e fatores emocionais, com o nervosismo ou o próprio estresse, o corpo libera o suor, fazendo com que o organismo se equilibre com o meio externo, além de eliminar as substâncias tóxicas existentes no corpo. A transpiração varia de homem pra homem, dependendo também do metabolismo e da herança genética herdada.
"Eu tenho mania de suar demais, independentemente do clima e da circunstância. Meu pai e meu tio também suam, então, pra amenizar uso o antitranspirante.", conta Antônio Carlos, engenheiro.
As marcas de higiene pessoal investem em produtos como o antitranspirante e o desodorante para aliviar a quantidade de suor produzida no corpo, o que incomoda muito os homens. Mas mesmo parecidos, existe uma diferença entre a ação de cada um.
Os desodorantes servem para perfumar o corpo, possuindo um ingrediente antibacteriano que elimina as bactérias que causam o mau odor. Eles não impedem a transpiração e são aplicadas somente nas axilas.
Os antitranspirantes possuem um ingrediente ativo que diminui a transpiração, além de possuir uma ação antibacteriana que elimina as bactérias que causam o odor. No corpo, o produto age formando uma película que bloqueia a saída do suor, sem causar dano a saúde.
É normal as pessoas suarem, mas se for com muito excesso procure um dermatologista, que vai indicar a melhor forma de tratamento. "Caso o desodorante e os antitranspirantes manipulados nã resolverem, o mais recomendado é a aplicação da toxina botulínica na região do corpo que ocorre maior transpiração, como axilas e virilhas", explica o dermatologista Marcos Bonassi.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.