Por Lenise Medeiros Em Opinião

Frizz nunca mais: como driblar o cabelo arrepiado

wcare

O frizz indica a saúde dos seus fios: um pouco, é natural, mas se eles ficarem indomáveis, esta é a hora de ficar atenta

Divulgação/Wcare

O frizz é um dos maiores vilões dos cabelos bonitos. Não há quem não tenha passado pelo incômodo de passar pelo menos um dia com os fios arrepiados. O frizz insiste em aparecer e, pensando nisso, as marcas de cosméticos não param de lançar seruns, xampus e cremes que prometem solução imediata. Mas afinal, o que deixa os cabelos em pé?

O cabelo funciona como uma esponja, absorvendo toda a umidade que tenha ao redor. Existem vários fatores que resultam no frizz: fios desidratados, excesso de secador e chapinha, poluição e até clima - quanto mais seco, mais chances o cabelo tem de levantar.

A melhor solução é hidratar
A hidratação é fundamental para que o frizz fique longe dos cabelos, pois, se o cabelo já está com a quantidade de água necessária, ele não precisa absorver a que está no ambiente. Por isso que o calor excessivo é o vilão: a chapinha e o secador ressecam o cabelo. O correto é fazer escova usando protetor térmico e não usar muito a prancha, apenas em dias especiais. O uso de produtos sem sal também ajuda: o sal, assim como retém o líquido do corpo, retira a água dos fios, deixando-os desidratados.

Mesmo com os cabelos hidratados, os fiozinhos levantados podem aparecer. Nessas horas, é legal apostar em um leave-in ou em um serum especial para isso. Eles são acessíveis e quase todas as marcas possuem um. A escolha do leave-in também deve ser cautelosa: os cremes mais leves são bons para os cabelos finos, pois não deixam o aspecto pesado. Fios mais espessos podem se comportar melhor com produtos mais grossos.

Agora, se o frizz estiver incontrolável mesmo com hidratação e seruns, é melhor procurar ajuda. Pode ser um problema mais profundo: uma alimentação inadequada ou a falta de algum nutrientes. O ideal é buscar uma nutricionista ou uma dermatologista para ajudar a recuperar os fios de dentro para fora.

É importante saber que o frizz é resultado da saúde do seu cabelo. Um pouco é natural, na maioria das vezes apenas reflexo do clima, mas em excesso é um alerta para a saúde dos fios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lenise Medeiros, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.