Por Conteúdo Estadão Em Opinião

Mais travas no comércio sob Trump poderiam piorar cenário, diz BC da Austrália

Uma redução na abertura comercial dos Estados Unidos pelo presidente eleito do país, Donald Trump, e uma piora no comércio internacional seria algo custoso para a economia global, afirmou nesta terça-feira o presidente do Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês), Philip Lowe. O risco de uma eventual redução no livre-comércio internacional é uma das maiores preocupações do BC australiano, ao lado de qualquer choque na economia chinesa e do risco de divisões na União Europeia, disse Lowe.

Caso qualquer um desses cenários se materialize, isso seria custoso para a Austrália, embora a probabilidade disso seja baixa, disse Lowe após um discurso em Melbourne.

Segundo o dirigente, nos EUA "as cabeças mais frescas devem prevalecer" após a eleição do país na semana passada. A fala sugere que, para Lowe, a retórica da campanha usada por Trump deve ser deixada de lado durante o governo. Caso os EUA decidam impor mais tarifas ao comércio em países como a China, haveria rápida retaliação e isso não seria bom para o mundo, disse Lowe. Ele notou que declarações iniciais de Trump enfocaram o investimento em infraestrutura, o que seria benéfico para a economia dos EUA.

Lowe disse que o banco central que comanda acompanha os acontecimentos após a eleição dos EUA. A economia australiana tem se mostrado resistente nos últimos anos, ajudada pela política monetária e pela capacidade de cortar os juros quando necessário, além da flexibilidade cambial e da adaptação e da flexibilidade da força de trabalho, comentou a autoridade. Fonte: Dow Jones Newswires.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.