A aluna Elisabete Bartolassi Garcia comprova os benefícios do exercício. Ela pratica há dez anos
Divulgação/Atelier do Movimento
Logo nas primeiras semanas de treino já é possível perceber correção da postura e definição da silhueta. Força, alongamento e equilíbrio – essas características definem bem o Pilates de Solo, chamado Mat Pilates. O método é indicado como exercício físico e rende excelentes resultados na definição e fortalecimento muscular.
Diferente do método tradicional, o Mat Pilates é realizado apenas no chão, mas pode contar com acessórios como bolas, pesos e faixas para complementar as atividades.
Nas aulas, os músculos são trabalhados duplamente, pois são alongados e tonificados ao mesmo tempo. A fisioterapeuta, Dra. Fabiana Bernardes, do Atelier do Movimento, destaca os benefícios que essa sincronia pode oferecer para o organismo a curto prazo. “Se feito com periodicidade e orientação de um profissional, logo nas primeiras semanas já é possível perceber a correção da postura, melhora no sono, nível de estresse e concentração, além do alívio em possíveis dores na coluna, joelho e pés”, afirma.
Ainda segundo Fabiana, a partir dos dois meses de treino já é possível perceber ganhos estéticos como a definição da silhueta e do abdômen e o aumento da flexibilidade.
Uma aula completa de Mat Pilates trabalha todos os grupamentos musculares do corpo, dando muita ênfase no trabalho abdominal, de força e estabilidade. As aulas são planejadas de acordo com o histórico físico e clínico do aluno, considerando itens como a existência de possíveis lesões, excesso de peso, se é gestante ou idoso, entre outros.
Elisabete Bartolassi Garcia, 45, pratica Mat Pilates há 10 anos e comenta os benefícios que as aulas possibilitaram para ela. “Logo no início você aprende a trabalhar a respiração e o equilíbrio do corpo e, com o tempo, percebe melhora na musculatura e, já com alguns meses de aula é possível conquistar uma silhueta definida, maior flexibilidade e o fortalecimento da coluna”, conta.
Segundo ela, o exercício é ainda mais ‘poderoso’ que o método tradicional. “No chão, os movimentos exigem muito mais de você e trabalham ainda mais o fortalecimento do corpo, sem deixar de ser prazeroso. Costumamos chamá-lo de pilatesterapia”.
Ela destaca ainda a importância de se conhecer a formação e o histórico profissional do instrutor que será contratado. “Fazer Pilates é uma escolha que só traz benefícios. Você não faz Pilates só dentro do estúdio, mas o leva para toda a sua vida”, completa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.