Por Bianca Camargo Em Opinião

Quer emagrecer? Aí vão cinco conselhos de quem já perdeu peso

5 conselhos de quem já perdeu peso para quem está emagrecendo

Muita gente acaba nos procurando para pedir alguma dica de como perder peso e manter a forma, afinal, estamos nessa luta há bastante tempo, fazendo do nosso dia a dia um aprendizado constante de como unir bem-estar com uma alimentação saudável e gostosa. Para cada pessoa, eu costumo dar atenção bem especial, atendendo caso a caso, mas existem algumas dicas mais gerais que eu vou compartilhar com vocês agora.

Dê o primeiro passo
Não tenha medo de começar. O destino pode parecer muito longínquo e a jornada pode assustar, mas a coisa mais importante que eu descobri foi a necessidade de dar um passo de cada vez, todos os dias chegando mais perto. No fim das contas, o destino é a viagem (amo essa frase). E você precisa fazer uma mudança na sua mente, educando-se sobre o que come, a qualidade dos alimentos, aprender os limites do seu corpo, descobrir o que funciona para você e o que faz você se sentir melhor, independentemente das outras pessoas. Somos únicos em nossas necessidades e devemos perceber a melhor estratégia para nossas vidas. Uma dieta é algo que tem prazo determinado! O que funciona de verdade é a mudança de estilo de vida. Não desanime se você tiver alguns percalços, recaídas ou escorregadas. Na próxima refeição, balanceie, no dia seguinte, retome, e você vai alcançar seu objetivo.

Não apele para radicalismos
Quem resolve emagrecer normalmente está à procura de receitas rápidas, milagrosas e infalíveis. Não é assim que funciona. Eu já fiz muita loucura na vida e posso dizer de coração: não saia cortando um ou outro alimento ou grupo alimentar completamente. Não mude a sua dieta de forma tão drástica, porque isso cedo ou tarde vai pesar na sua cabeça, sobrecarregar sua força de vontade e vai te fazer ter uma escorregada daquelas fenomenais que só vão mexer com seu emocional e te deixar mal por ter saído da dieta. Disso para a compulsão alimentar é um pulo. E nem preciso começar a falar das consequências terríveis que esse comportamento pode ter na sua vida, né? Eu sofro com os efeitos disso há anos e, acredite, você não quer ser essa pessoa louca por comida, mas que não quer engordar. Então, dê tempo ao tempo e mude seus hábitos devagar, adaptando sua dieta de maneira que ela sustente aquele alimento que você ama sem que isso atrapalhe sua perda de peso. Tem um documentário muito bacana chamado Fat Head, no qual o documentarista consegue emagrecer comendo fast food em uma refeição todos os dias. Então, tudo é possível, desde que você converse com seu nutricionista com honestidade e siga as recomendações que receber.

Vá no seu ritmo
Só porque fulana conseguiu em tal tempo, não significa que você tem que obter os mesmos resultados. Até porque eu canso de ver muita gente postando fotos de abdômens lindos e maravilhosos e dando créditos para a dieta, sendo que basta um pouco mais de estudo para saber que é impossível chegar naquele ponto sem anabolizantes. Jamais condenarei quem faz ciclos, os ganhos com isso são muito bons esteticamente quando combinados com muita disciplina e dedicação, além de uma dieta extremamente regrada. Isso não tem nada a ver com o fato de que é preciso ter muito critério na hora de se cobrar. Não se compare com qualquer pessoa. Primeiro, porque você não sabe exatamente o que ela faz para ser daquele jeito. Segundo, porque mesmo que você repita tudo igual, seu corpo é outro e você terá outros resultados. Você não precisa começar já na dieta mais rigorosa do mundo, feita por quem compete, por exemplo. E você não precisa ter o personal trainer mais caro da cidade para treinar direito. A verdade é que não é tão difícil assim obter bons ganhos quando você se dedica e corta os excessos.

Procure um profissional
É importante visitar seu médico e fazer um exame detalhado, para se certificar que não existe algum problema que possa atravancar seu progresso na perda de peso ou que requeira algum cuidado especial nesse processo. Um nutricionista que oriente a dieta também é importante. E aí, cabe a você ser um paciente dedicado. Fazer coisas da sua cabeça, ignorar as recomendações e mentir na hora do retorno só vai transformar seu emagrecimento em frustração. No começo, pode ser difícil, mas você vai perceber que esses profissionais ajudam você a se agarrar à essa chance de ter uma vida nova, porém fica mais fácil com o passar do tempo você percebe que sua vida depende de você cuidar de si todos os dias e em todos os sentidos!

Tenha paciência
Poucas pessoas nascem com esse dom, mas todos somos capazes de desenvolver a paciência, e pode ter certeza de que ela vai ser a sua melhor amiga nesse percurso de perda de peso. Esqueça o imediatismo se quiser sobreviver ao emagrecimento com sanidade mental! Nossa sociedade é dessas que resultados da noite para o dia e sem nenhum trabalho. ESQUEÇA. Não vai ser assim. Vai dar trabalho, vai doer, requerer sacrifícios e negações, mas isso só vai aumentar a sensação de vitória quando você atingir o seu objetivo. E só assim você vai conseguir manter seus resultados. Quando estiver muito difícil esperar, coloque as coisas sob perspectiva. Pense em quanto tempo levou para chegar ao maior peso que já teve e perceba que nada sustentável e saudável vai ser muito mais rápido que isso. Coloque algumas metas mensais e plausíveis, e acompanhe sua evolução sem neuras.

(Fonte: Vida Fit)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bianca Camargo, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.