Uso de óculos de sol é indispensável das 9h às 16h
Divulgação
Calor, sol, piscina e mar são grandes atrativos para se divertir neste Verão, porém alguns cuidados são necessários para se proteger. Muitas são as campanhas de prevenção ao câncer de pele e a importância do protetor solar com o fator indicado para a pele, mas e os olhos? A exposição aos raios ultravioletas por tempo prolongado pode causar sérios danos aos olhos.
“Os raios UV podem provocar queimaduras, alterações nas conjuntivas, cataratas e no caso mais grave, a degeneração macular, uma das maiores causas de cegueira nos idosos”, conta o oftalmologista Paulo Ramos Sales. Não dá pra ficar exposto ao sol, sem se proteger, principalmente em período que a radiação é mais forte, 9h às 16h. É essencial o uso de óculos de sol com proteção aos raios UV, bonés e chapéus, acrescenta o médico.
Outra doença, com alta incidência nessa época do ano é a conjuntivite infecciosa, uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular, o branco dos olhos, e o interior das pálpebras. Transmitida mais freqüentemente por vírus, fungos ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio acontece pelo contato. O uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas ou até mesmo pela água da piscina.
O oftalmologista explica que para a conjuntivite viral não existe medicamentos específicos e os cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Para as pessoas que costumam se automedicar, o médico acrescenta que isso é muito arriscado. “Existem medicamentos e colírios que são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro. Procure um médico”, recomenda.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.