Por Conteúdo Estadão Em Opinião

Receita líquida do Grupo Pão de Açúcar sobe 2,7% no trimestre

A receita líquida consolidada do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no terceiro trimestre de 2015 atingiu R$ 16,061 bilhões, crescimento de 2,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as vendas mesmas lojas do grupo - indicador que leva em conta apenas as unidades abertas há mais de um ano - caíram 2,6% na mesma comparação.

O desempenho consolidado foi afetado por uma queda nas vendas da Via Varejo, empresa de eletroeletrônicos do grupo, que detém o Pontofrio e as Casas Bahia. A receita desse negócio caiu 22,7% no período, ficando em R$ 4,095 bilhões.

Em comentário sobre seu desempenho de vendas, o GPA considerou que "o atual ambiente macroeconômico tem se tornado mais desfavorável ao consumo ao longo do ano". "Enquanto o segmento alimentar demonstra maior resiliência, o segmento de não alimentos está sendo mais impactado", afirmou a companhia.

Alimentos

Considerando apenas o negócio de varejo alimentar do GPA, que inclui as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí, a receita líquida foi de R$ 8,852 bilhões de julho a setembro, expansão de 7,3% ante os mesmos meses do ano anterior.

As vendas mesmas lojas no varejo de alimentos do grupo cresceram 3,3% na comparação anual. O ritmo de crescimento foi 0,6 ponto porcentual superior ao do primeiro semestre de 2015, informou a companhia.

O GPA afirmou que o desempenho nas vendas do negócio de alimentos foi impulsionado pelo crescimento mais acelerado do Assaí, a bandeira de atacado de autosserviço, a qual, de acordo com a companhia, vem ganhando espaço diante da maior preocupação dos consumidores com relação aos preços. O grupo disse ainda que houve melhoria nas vendas dos hipermercados Extra, bandeira que mais vinha sofrendo em trimestres anteriores.

O GPA adota um plano para recuperação das vendas no Extra, que envolve reformas em supermercados e hipermercados. Segundo a companhia, as vendas cresceram 10 pontos porcentuais a mais nas 52 lojas já reformadas em maio na comparação com lojas não reformadas.

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