Por Bianca Camargo Em Opinião

Sete passos para criar hábitos alimentares saudáveis

20140509_alimentacao_saudavel_divulgacao

Confira sete dicas para melhorar a sua alimentação

Divulgação

A tarefa de criar hábitos saudáveis não é fácil para quem está começando a reeducar a alimentação ou sair de um transtorno alimentar e do sedentarismo. São promessas demais, informações demais e exigências demais, quando, na verdade, os primeiros passos são simples para quem não tem nenhuma restrição médica.

Vamos falar sobre sete estratégias alimentares importantes para ajudar você a melhorar seus hábitos sem sofrer, ajudando seu metabolismo e mudando alguns padrões mentais que possam estar te atrapalhando na sua jornada em busca de uma vida saudável.

Variedade

A falta de nutrientes no corpo normalmente provoca resultados desastrosos em nossos hábitos alimentares. Vontades inexplicáveis de comer qualquer coisa, fome descontrolada, sono prejudicado, queda de cabelo, unhas fracas e memória ruim. .Além de todos os outros problemas de saúde. Para evitar isso, é necessário consumir o máximo de alimentos possíveis por dia, de diferentes grupos. Aquela história de fazer um prato colorido. Escolha pelo menos duas variedades de folhas, um legume refogado, carnes, grãos, leguminosas, laticínios, ovo… Evitando alimentos processados e “vazios” em vitaminas e minerais. Distribua nas suas refeições do dia. Isso garante que você obtenha o maior número de nutrientes da alimentação.

Porções

Tamanho grande nunca é uma boa opção. Principalmente ao comer fora de casa, procure comer até se sentir satisfeito, sem deixar o estômago cheio demais. Isso atrapalha a digestão e muitas vezes pode dar aquela sensação de letargia que atrapalha seu dia inteiro. Siga as recomendações de seu médico ou nutricionista para montar seu prato. Com o tempo, o corpo acostuma a comer menos e se sentir satisfeito mais rápido.

Consuma gorduras saudáveis
Por mais que exista uma consciência coletiva de que gordura faz mal, acredite: você precisa consumir gordura para ter um pleno funcionamento de seu organismos. Os ácidos graxos essenciais não são produzidos pelo nosso corpo e devem chegar por meio da alimentação. É claro que estamos das gorduras presentes em alimentos naturais –peixes, carnes, ovo, castanhas, abacate e azeite. Essas fontes de gordura são seguras e fazem muito bem para seu organismo, controlando os mecanismos da fome e entregando nutrientes. Praticamente todos os alimentos industrializados trazem gordura vegetal na composição e devem ser evitados.

Controle a ingestão de sódio
Tenha em mente que os alimentos processados normalmente contém mais sódio do que o nosso corpo precisa, pois o sódio é conservante dos alimentos. Se você não ingere muitos alimentos processados, dificilmente precisará se preocupar com o sal que coloca na comida! É muito importante que você reduza ao máximo o uso de temperos prontos no preparo de seus alimentos. 

Vitamina D
Sempre que possível, fique pelo menos quinze minutos no sol todos os dias, para atender às suas necessidades deste nutrientes e, caso isso seja impossível, converse com seu médico sobre o uso de suplementos.

Prefira os integrais
O ideal é que você consuma a metade ou mais de seus alimentos na versão integral. Os grãos e cereais integrais contem fibras e outros nutrientes que são eliminados quando refinados. Isso vale para trigo, aveia, cevada e arroz. Escolha sempre a versão integral.

Limite o consumo de alimentos processados e açúcares
Leia os rótulos dos alimentos com cuidado e controle a ingestão de grãos refinados, açúcares, bebidas doces, gordura trans, álcool e suplementos alimentares. Eles são úteis, mas nunca pode substituir uma dieta de alimentos frescos. Concentre-se na sua saúde em vez de pensar no sabor que está perdendo. Com o tempo, você encontrará substituições naturais e nutritivas para seus snacks industrializados com muito mais facilidade. Seja persistente e respeite seu corpo, ele merece o melhor que você pode dar!

Fonte: Vida Fit

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bianca Camargo, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.