Por Meon Em Opinião Atualizada em 11 MAI 2020 - 18H27

Taubaté com a saúde em dia!

O secretário de Saúde João Ebram Neto, fala das principais conquistas do setor no município




Fazer da ciência e tecnologia suas aliadas, planejar, organizar e antecipar cenários são componentes fundamentais de um gestor público competente, para melhor promover o cuidado com as pessoas.

Ao longo dos últimos anos, Taubaté buscou essa preparação, sempre pensando na preservação de vidas. Em relação à saúde, por exemplo, o dever de casa começou pela base, com a reestruturação da Atenção Básica, a ampliação da rede de urgência e emergência com mais UPAS e o SAMU, o fortalecimento da prevenção por meio das unidades de Estratégia de Saúde da Família, a descentralização dos especialistas nas UBS Mais, a oferta de medicamentos no CEMUME, a criação de centros de referência como a Policlínica Infantil e o Centro de Saúde da Mulher.

Além destas conquistas, a parceria com o governo do Estado também vai permitir ganhos significativos em Taubaté com a instalação do AME e da unidade da Rede Lucy Montoro. A consolidação de toda essa estratégia permitiu a organização da Rede Municipal de Saúde para o movimento seguinte: um hospital para o paciente Taubateano.

O desafio virou conquista e o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) completou um ano neste mês com mais de R$ 12 milhões em investimentos e toda a infraestrutura preparada para acolher a população neste momento da pandemia do coronavírus. Quem passou pela angústia de ter um familiar internado em uma UPA à espera de uma vaga em um hospital sabe muito bem o valor dessa conquista.

Somente nesse momento mais crítico, tivemos 163 internações de pacientes em Taubaté. Sem um hospital municipal, onde essas pessoas ficariam? Temos hoje estrutura, tecnologia e profissionais preparados para este desafio em todas as esferas de atenção da Rede Municipal de Saúde.

A maior capacidade de enfrentamento de Taubaté é, inclusive, reconhecida por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em levantamento que aponta as fragilidades da região para o coronavírus. Cuidar das pessoas, salvar vidas, promover o bem-estar e o fortalecimento da cidadania. É o que realmente importa, é o que vale.

* João Ebram Neto é secretário de Saúde de Taubaté

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.