Por Conteúdo Estadão Em Opinião

Turquia: inflação anual ao consumidor sobe a 8,39%

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Turquia subiu 8,39% em março, ante o mesmo mês do ano anterior, marcando o maior nível desde julho de 2013, devido a alta nos preços de alimentos e moeda mais fraca. Na comparação mensal, o índice teve ganho de 1,13%.

As previsões de analistas consultados pela Dow Jones eram de avanços de 8,1% no mês e 0,86% no ano.

O índice de preços ao produtor doméstico teve alta de 0,74% no mês e avançou 12,31% no ano.

Após os indicadores, o presidente do banco central turco, Erdem Basci, disse que a atual posição da política monetária apertada na Turquia para conter a inflação é adequada, mas o banco está pronto para agir ainda mais, se necessário.

"Quase metade da inflação resultou da volatilidade da taxa de câmbio", disse Basci, à margem de uma conferência com investidores em Londres.

A lira turca atingiu mínimas históricas em relação ao dólar no ano passado, refletindo uma onda de vendas mais ampla em mercados emergentes e turbulência na política interna.

A moeda da Turquia se fortaleceu para seu nível mais alto neste ano contra o dólar na segunda-feira depois que o Partido da Justiça e do de Desenvolvimento, ou AKP, que está no poder, obteve uma vitória decisiva nas eleições locais de domingo, levando a uma recuperação do mercado. Fonte: Dow Jones Newswires.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.