Por Amanda Evelyn Em Blog e Colunas Atualizada em 11 FEV 2021 - 14H41

Vale Ressaltar #9 - Quiara Jofre

"A arte é importante para que continuemos a nos encantar com a vida", diz a artista

Reprodução
Reprodução
Em cena com Murilo Rosa no filme "Aparecida - O Milagre".


A artista que vamos ressaltar hoje é uma mulher linda por dentro e por fora e dona de um astral que contagia: Quiara Jofre.

Quiara começou a vida artística aos 5 anos de idade, quando uma conhecida de sua família apresentou à sua mãe o Grupo Piraquara - Grupo de Projeção Estética do Folclore. O diretor do grupo disse que não aceitava crianças daquela idade no palco, mas a insistência da menina e a vontade de dançar foi tão gritante que ele disse que Quiara podia representar um anjo no espetáculo.

"Inconformada com essa atuação, pois já sabia que o anjo ficaria parado no palco, tratei de aprender os passos de dança e os movimentos da coreografia, pois assim poderia dançar. E aconteceu, aprendi os passos e dancei o Moçambique, minha primeira dança folclórica", conta. A partir daí, a jovem artista ensaiava e dançava em espetáculos, eventos e festas.

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

Em 2007 foi convidada a atuar como Preparadora Corporal e Ensaísta do grupo e foi aí que começou a pesquisar e estudar ainda mais sobre as danças folclóricas brasileiras. "Busquei vivências na Dança do Coco, Moçambique, batuques, entre outras." completa.

Quiara também ministrou aulas de Dança Popular Brasileira nas escolas, em oficinas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e na cidade de Paraibuna. A partir das oficinas ajudou a criar a Cia Movimentô. Também participou de peças de teatro com fomento da Bandeirante Energia no Projeto "Letras de Luz" e outras peças em cidades vizinhas, o que a levou a atuar no filme “Aparecida o Milagre” em 2008, com direção de Tisuka Yamasaki. No mesmo ano recebeu o prêmio de Bailarina Revelação do Festidança, onde conheceu e experimentou diferentes modalidades.

Atualmente, Quiara Jofre integra o Núcleo Experimental de Dança Teatro e esteve nos trabalhos “A menina do Riacho" e “Memórias de Quando", bem como está no projeto "Relatos Amefricanos" e ministra aulas de Ballet para crianças e de Musicalização em colégios da cidade.

Ao ser questionada sobre a importância da Arte durante a pandemia, Quiara responde sem pestanejar: "A arte é importante para que continuemos a nos encantar com a vida". E sobre o que a artista espera para quando estivermos todos livres novamente, ela diz: "Teremos o Fortalecimento de valores, os cuidados com a saúde e o bem-estar serão maiores! Muitos irão rever suas prioridades e, como professora, acredito que a educação à distância irá acelerar".

#ValeRessaltar Quiara Jofre que, um dia, foi a criança curiosa e cheia de vontade de fazer parte, e que, atualmente, todo o seu estudo, cheio de dedicação, força e carisma, disseminam a nossa cultura por onde quer que ela passe, nunca deixando de fora a responsabilidade e o coração.

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação


Escrito por
Amanda Evelyn
Amanda Evelyn

Atriz, Comunicadora e Produtora

Iniciou sua carreira artística em 2006 como modelo e atriz. Participou do primeiro Núcleo de Artes Cênicas do SESI de São José dos Campos, montando as peças “O Mambembe”, “Olha a Onda” e “O Mistério de Hans”

Em 2012 foi uma das fundadoras do Teatro Universitário – Casa de Benê em que pôde participar do “Balaio Estudantil”, “Projeto Ademar Guerra” e do “29º Festivale” com a peça “Lira Para Piano e Pedras”.

Formou-se em Comunicação Social – Rádio e TV em 2015 e trabalhou por três anos em uma das Afiliadas da Rede Globo.

Hoje faz parte da primeira turma do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas, sendo este o primeiro curso de Teatro Profissionalizante de São José dos Campos.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Blog e Colunas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.