Um dos principais objetivos do aquário é promover o contato dos animais com as crianças e garantir a preservação
Reprodução/Facebook
O Aquário de Ubatuba recebeu desde a sua fundação, em 1996, mais de 1.500.000 pessoas, entre turistas, alunos de escolas públicas e privadas, moradores e flutuantes.
Considerado um dos 25 melhores aquários da América Latina, o projeto partiu da iniciativa do oceanógrafo Hugo Gallo Neto, que buscava meios de unir atividades educativas com pesquisas sobre o ambiente marinho.
Atualmente, são 27 recintos com mais de 700 animais e cerca de 120 espécies diferentes. Entre os peixes da fauna nacional estão os cavalos marinhos e moréias, o tubarão lixa, garoupas, baiacus e outros regionalmente conhecidos. Além disso, tem um dos maiores tanques oceânicos do país com 80.000 litros, que abriga diversas espécies como o tubarão Mangona, tubarões-lixa, raias-ticonhas e várias espécies de peixes brasileiros.
O Pinguinário abriga dez animais conhecidos como pinguins-de-magalhães, resgatados nas praias da região. O Aquário possui ainda programações educativas e durante o ano letivo e as férias, elas podem participar de atividades educativas, visitações e oficinas que promovem a interação da criança com os animais, incentivando a preservação e consientização sobre problemas ambientais.
Prova disso, é exposição constante "Museu da Vida Marinha", que mostra esqueletos e vestígios de animais presentes no oceano. O museu apresenta também alguns exemplares exóticos, principalmente de conchas de moluscos provenientes de diversos países. Ao final da atração, os visitantes passam por um corredor que carrega toda a história do desastre ambiental: lixos encontrados em alto mar. São sacolas plásticas, pneus, bonecas, brinquedos, roupas e cordas jogadas no mar e que foram retiradas pela equipe. Essa exposição tem o objetivo de mostrar a importância da preservação ambiental.
Recentemente, o aquário recebeu o prêmio Travellers' Choice, concedido pelo TripAdvisor com base nas avaliações e opiniões dos viajantes. “Estamos orgulhosos por este reconhecimento. São 18 anos trabalhando na conservação do ambiente marinho através da educação ambiental e da pesquisa”, comenta o fundador Hugo Gallo.
O aquário de Ubatuba fica na Rua Guarani, 859, em Itaguá. O funcionamento é de 10h às 20h de domingo a quinta. Sexta e sábado aberto das 10h às 22h horas. No período de férias escolares o Aquário de Ubatuba abre todos os dias das 10h às 22h
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.