Por Luiz Carlos Merten Em Brasil & Mundo

Filme 'Getúlio' retrata emoção dos momentos finais

20140424_getulio_vargas_divulgacao_globofilmes

Cena do filme "Getúlio", onde Tony Ramos interpreta o ex-presidente

Nome do fotógrafo

O terceiro volume da biografia de Getúlio Vargas por Lira Neto chega às livrarias ainda sob o impacto do filme de João Jardim, Getúlio, que chega em DVD no fim do mês. O filme aborda os últimos dias do ex-presidente, sitiado no Palácio do Catete. O livro cobre de 1945 até o suicídio, em 1954 "Saio da vida para entrar na História..." Getúlio entrou. É um dois mais emblemáticos personagens da história do Brasil.

O ex-ditador que voltou ao poder democraticamente repete no filme que rasgou duas Constituições e não rasgaria a terceira. Muitos críticos reclamam do grande tema. Não entenderam nada. Ao concentrar a tragédia de Getúlio em poucos dias, João Jardim retoma seu tema da palavra e tenta iluminar momentos controversos da história do País.

Tanto Lira Neto quanto George Moura, o roteirista de João Jardim, fizeram acurados trabalhos de investigação, mas eles não bastam. Existem relatos contraditórios, do próprio Carlos Lacerda sobre o atentado da Rua Toneleros. E o que dizer do suicídio, que não teve testemunhas? Em ambos os casos, João Jardim preenche com a ficção o que a documentação (incompleta) não lhe permite entender.

Quem leu os dois primeiros volumes da biografia de Getúlio vai concordar que os livros não iluminam só o personagem, mas a própria História do Brasil. E o filme é maravilhoso, um grande thriller político. Quem é mais fiel, Lira Neto ou George Moura/João Jardim? Não importa, ou melhor, o que importa é que ambos tentam decifrar o enigma do homem e do político.

O leitor imagina Getúlio, com base na iconografia oficial. O espectador vê Tony Ramos, tão perfeito no papel, que nem o próprio Getúlio desfaz a mágica. São obras sérias, o filme como o(s) livro(s). Nos permitem entender como 1954 (o suicídio) antecipou 1964 (o golpe). A fórmula "leia o livro, veja o filme" nunca foi mais acurada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luiz Carlos Merten, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.