Por Conteúdo Estadão Em Brasil & Mundo Atualizada em 04 JUN 2020 - 20H25

Menino de 12 anos vítima de racismo no Instagram ganha livros da ABL

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


Adriel Oliveira vem chamando atenção nas redes sociais pela seu amplo conhecimento cultural e consciência racial com apenas 12 anos de idade.

Morador de Salvador, Bahia, o garoto publica nas redes sociais suas dicas literárias e mostra frequentemente seu carinho pela leitura, mas foi surpreendido na última quarta-feira, 27, com uma mensagem racista no Instagram.

Adriel, no entanto, não se intimidou e rebateu com sabedoria. "Às vezes eu penso: 'esse mundo não tem salvação', mas aí eu lembro dos leitores. Pode até me insultar, mas me insulta direito e com as formas adequadas de escrita", afirmou.

"Em pleno século 21 pessoas ainda são racistas? Atualizem-se. Insultos acabam com o psicológico de pessoas fracas. Esse tipo de coisa não me abala em nenhum ponto. Aliás, tenho orgulho de ser negro", finalizou.

A reação de Adriel chamou atenção de diversos artistas, como Xuxa Meneghel e Fernanda Paes Leme; e amantes de livros, como o advogado e influenciador de leitura Pedro Pacífico, e o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, que fez uma doação de livros para o menino em nome da instituição.

Após passar em uma reportagem do Jornal Nacional na quarta-feira, 3, o menino viu seu perfil do Instagram - que até então tinha poucos seguidores - crescer.

"Gostaria de agradecer aos meus 800 mil seguidores, agradecer as pessoas que tem me apoiado a construir essa história, afinal o sentido maior de tudo isso é levar para as pessoas o incentivo a leitura, ao conhecimento, a educação e dessa forma proporcionar um mundo mais colorido para todos. Obrigado! Obrigado! Obrigado!", escreveu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.