Por Meon Em Brasil & Mundo

Semana Cassiano Ricardo homenageia poeta a partir desta terça em São José

Estão previstas apresentações musicais, espetáculo de dança, teatro, sarau, palestra e a tradicional entrega do Troféu Cassiano Ricardo

maxresdefault_34

Show com Mônica Salmaso é atração no dia 22, às 20h 

Foto: Divulgação

  

No período de 22 a 27 deste mês de outubro, a 53º Semana Cassiano Ricardo vai trazer diversas atividades em homenagem ao patrono da Fundação Cultural. Estão previstas apresentações musicais, espetáculo de dança, teatro, sarau, palestra e a tradicional entrega do Troféu Cassiano Ricardo. Toda a programação é gratuita e acontecerá em seis espaços da cidade.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza o evento com o objetivo de incentivar a leitura e a literatura, sempre com programação diversificada dedicada ao poeta, jornalista e escritor.

Cassiano Ricardo nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro. Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.

Programação

TEATRO MUNICIPAL (Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro)

Dia 22, às 20h 

Show ‘Caipira’, com Mônica Salmaso

Neste último trabalho da cantora paulistana, 14 canções nos levam às origens da música brasileira, em um repertório que traz Cartola, Nana Caymmi, Roque Ferreira e outros. Mônica Salmaso tem 25 anos de carreira, já lançou 11 álbuns e ganhou diversos prêmios.

Dia 24, às 20h

Entrega do Troféu Cassiano Ricardo à Sra. Yolanda Borghoff

Em São José dos Campos, a carioca Sra. Yolanda Borghoff criou o Musiclube em sua residência e foi presidente da Socem (Sociedade de Cultura e Educação Musical) por muitos anos. Participou da elaboração do estatuto da FCCR e foi presidente da instituição entre 1989 e 1990. Em sua gestão, criou o Museu do Folclore e o Pirô-Piraquara.

Premiére da Cia Jovem de Dança

A Cia Jovem de Dança de São José dos Campos apresenta as coreografias ‘Amor em Desordem’ e ‘De Profundis’, de Marco Sanches, e ‘Perto do Porto’, de Jaruam Xavier. A companhia é um programa de formação criado em 2010 pela FCCR, com o objetivo de incentivar e despertar talentos, além de oferecer oportunidade de aperfeiçoamento nos gêneros balé clássico e dança contemporânea.

Dia 25, às 20h 

Coro Jovem de São José dos Campos, Quarteto Luzes da Ribalta e Orquestra Jovem de São José dos Campos

O Coro Jovem, gerido pela FCCR, e a Orquestra Jovem, que tem parceria, atuam na área de educação musical erudita, por meio de formação e capacitação gratuita de jovens em instrumentos e canto coral, incentivando a formação de público com as diversas apresentações ao longo do ano. Participação especial do Quarteto Luzes da Ribalta.

 CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA (Rua Rui Dória, 935 – Centro)

Dia 23, às 10h e 14h

‘Contos de Assombração, com Cia Tempo de Brincar

Neste espetáculo, são representados o mistério da vida e da morte, o medo e a coragem, trazendo à cena personagens e mitos cantados como ‘Boi da Cara Preta’, ‘Ciranda das Caveiras’ e canções de Valter Silva, como a do pescador que sumiu nos braços da sereia, o ‘Coco das Assombrações’ e ‘Eu Tenho Medo’.

 CASA DO IDOSO LESTE (R. Cidade de Washington, 164 - Vista Verde)

Dia 23, às 14h

 Show literário ‘Acenando com Bandeira’, com Nando Luz

Lançamento do EP ‘Acenando com Bandeira’, com músicas de Nando Luz sobre poemas de Manuel Bandeira. O espetáculo é apresentado de forma dinâmica e favorece a compreensão da poesia do poeta, por meio da interatividade entre música e poesia. Ficha técnica: Nando Luz (voz e violão), Ashtar Freitas (violão), Alice Garcia (voz) e Adriana Marques (voz/interpretação). 

AUDITÓRIO DO MUSEU MUNICIPAL (Praça Afonso Pena, 29 – Centro)

Dia 23, às 20h: 

Palestra: O Impacto da Revolução Paulista de 1924 na Obra ‘Martim Cererê’, com Moacir Assunção e mediação do jornalista Julio Ottoboni

A palestra vai abordar as relações entre Cassiano Ricardo e a Revolução de 1924, a partir de pesquisas relacionadas ao seu livro, ‘Sâo Paulo Deve Ser Destruída’, que enfoca a chamada Revolução Esquecida. Moacir Assunção é jornalista, historiador, professor universitário e autor de 13 livros.

PARQUE VICENTINA ARANHA (Rua Eng. Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyana)

Dia 26, às 15h

 Sarau Literário ‘As Andorinhas’

Show com a cantora e compositora Katia Teixeira, lançamento do livro ‘Mônadas’, de Charles Lima, e participação de poetas da cidade. ‘As Andorinhas’ é um poema de Cassiano Ricardo que foi musicado e gravado pelos Secos e Molhados.

Dia 27, 10h30

Banda Caraná (Projeto Circulação)

Formado em 2015, o sexteto apresenta ritmos diversos passando pelo rock, pop, baião, samba, entre outros. O grupo entoa músicas com vocais marcantes que exploram uma base harmônica diversificada, contando ainda com a sonoridade da flauta transversal em seus arranjos originais, com letras que abordam união.

ARENA DO PARQUE DA CIDADE (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana)

Dia 27, às 15h

 ‘Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas’, com Severina Cia de Teatro (Projeto Circulação)

A história narra o encontro entre uma menina órfã e uma temida sábia anciã. Munida de coragem e muita imaginação frente aos perigos que irá enfrentar, a garota adentra a floresta misteriosa em busca de algo o qual a anciã é guardiã.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.