Prato típico japonês leva carne, macarrão, verduras e molho de saquê e shoyu
Divulgação/Wikimedia
O centro budista Templo Butsuryuji de Taubaté realiza anualmente a noite do sukiyaki. Esse ano o jantar do refogado típico das refeições de inverno dos japoneses acontece no sábado (26), às 19h, na sede do templo.
O sukiyaki é uma mistura de macarrão, verduras, legumes, tofu, carne e o molho (warishita). É rápido de preparar -fica pronto em dez minutos- e seus ingredientes são preparados separadamente e servidos na hora. Em restaurantes japoneses, é comum ver chefs de cozinha fazerem o prato nas mesas dos clientes, que têm uma panela à disposição de cada um.
"Lá nós vamos preparar na hora também, mas em maior quantidade, vão ser pelo menos 300 pratos servidos", afirma o presidente do templo, Armando Itagaki.
Itagaki aconselha a cortar todos os ingredientes antes de serem cozinhados em água quente, cada um em uma panela, quase que simultaneamente. Devem ser usados acelga e repolho em uma panela, o macarrão Udon (mais grosso) em outra, o molho à base de saquê, açúcar, shoyu e ajinomoto em outra e uma carne de vaca macia (alcatra ou filé mignon), cortada bem fina, dourando na manteiga em uma frigideira.
"Não é para temperar a carne nem as verduras. Quando o molho estiver no prato, vai dar o gosto para o sukiyaki por igual", avisa Itagaki. Com tudo no prato, pode-se acrescentar shoyu e um pouco de açúcar ao molho antes da degustação com os tradicionais palitinhos hashis.
Dependendo do cozinheiro, a receita ainda pode ter os cogumelos shitake e shimeji. E se os convidados estiverem com muita fome, o sukiyaki pode ser preparado à medida em que os ingredientes cozidos forem sendo consumidos. É só acrescentar mais ingredientes e molho nas panelas.
A receita tradicional também pode ser servida com o gohan (arroz branco japonês cozido), em uma tigela separada. O Templo Butsuryuji fica na rua Padre Fischer, 1947, no Parque São Luís, na Estrada Velha de Taubaté.
RECEITA DO SUKIYAKI
INGREDIENTES
Molho
Separe o molho num vasilhame com os seguintes ingredientes:
1 xícara de chá (250 ml) de saquê
1/2 xícara de chá (250 ml) de shoyu
1/2 xícara de chá (250 ml) de água
2 colheres de sopa de açúcar ou adoçante para culinária
1 pitada de ajinomoto (glutamato monossódico)
Demais ingredientes
150gr Macarrão cozido e escorrido (do tipo udon)
1/2 tofu cortado em cubos (queijo de soja)
1/2 couve-flor
1/2 acelga
150 g de moyashi
150 g shimeji
1/2 brócolis
100 g de manteiga em cubos
MODO DE PREPARO
Os ingredientes são cortados e reservados numa travessa. A carne deve ser macia e cortada em fatias largas, mas finas. Após acendimento do fogo, coloque o cubo de manteiga na frigideira. Após o derretimento da manteiga coloque as fatias de carne. Coloque o tempero preparado na panela. Depois os outros ingredientes são colocados em ordem de cozimento. Primeiro os mais demorados e depois os mais rápidos. Primeiro a carne, depois as verduras, etc. Os convidados devem se servir com cada um dos ingredientes cozidos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.