Ceramistas escolheram o local pela qualidade e variedade da argila
Divulgação/Creative Commons/Ana_ge
Estância climática com serras, trilhas e cachoeiras, Cunha tem como atrativo um centro de cerâmica artística que atrai um grande número de turistas todos os anos.
Próxima de Paraty (RJ), o contato da cidade com a natureza inspira os artistas. Os ateliês podem ser vistos inclusive na área rural. Um dos primeiros grupos de ceramistas brasileiros e estrangeiros da cidade se associaram em um ateliê em 1975.
Entre os fatores que pesaram na escolha de Cunha estão a qualidade e a variedade da argila, o clima ameno e a beleza da paisagem, própria para esta atividade criativa. Destaca-se ainda a presença de lenha de eucalipto reflorestado, o que evita a destruição da mata natural.
Os efeitos coloridos e manchados nos vasos, pratos, luminárias e esculturas encantam os visitantes que, além de comprar e prestigiar essa arte, também podem conferir o processo de produção.
A cidade já se consolida como um importante polo de arte cerâmica do Brasil e da América do Sul, caracterizado pela diversidade técnica e estética de sua produção, o que lhe conferiu a denominação “cerâmica de autor”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.