Cultura

Espetáculo "Cárcere" é atração no Municipal em SJC

Peça premiada tem entrada gratuita no domingo(30)

Escrito por Meon

29 JUN 2024 - 17H00

Divulgação

O espetáculo 'Carcere' ou 'Porque as Mulheres Viram Búfalos', premiada montagem da Companhia de Teatro Heliópolis, com encenação de Miguel Rocha e texto de Dione Carlos, segue em circulação por cidades paulistas, com ingressos gratuitos e intérprete de Libras.

+ Leia mais notícias de Cultura

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

No dia 30 de junho, domingo, tem apresentação no Teatro Municipal de São José dos Campos, às 19h. Na mesma data e local, os integrantes da Companhia de Teatro Heliópolis ministram Oficinas de Teatro gratuita para os interessados, maiores de 16 anos, das 14h às 16h.

Em 2022, a peça ganhou o Prêmio APCA (Dramaturgia; indicado também em Direção), Prêmio SHELL de Teatro (Dramaturgia e Música; indicado ainda em Direção), VI Prêmio Leda Maria Martins (Ancestralidade) e foi relacionado entre os Melhores Espetáculos do Ano pela Folha de S.Paulo.

A montagem aborda a forte presença feminina no contexto do cárcere. O enredo parte da história das irmãs Maria dos Prazeres e Maria das Dores, cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora, o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel - que sonha em ser desenhista - aprende estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerente ao sistema carcerário. Naquele microcosmo a violência dita as regras e não poupa os considerados fracos ou rebeldes. Fora dali, em suas comunidades, as mulheres - mães, filhas, afilhadas - buscam alternativas para tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro.

A história das irmãs é um disparador para expor o quanto é difícil se desvincular da complexa estrutura do encarceramento. Enquanto a mãe enfrenta o sistema jurídico na tentativa de libertar o filho preso injustamente, lutando pela subsistência da família e do filho, sua irmã é refém do ex-companheiro a quem deve garantir suporte no presídio, sem direito a uma nova vida conjugal. Presas a um histórico circular, elas lutam para quebrar o ciclo em um percurso espinhoso. 

As apresentações e oficinas integram o projeto CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos - Circulação, contemplado pela Lei Paulo Gustavo SP - Edital Nº 20/2023 - Difusão, que prevê circulação por 18 cidades do estado de São Paulo. As demais são: Araraquara, Campinas, Cerquilho, Itatiba, Praia Grande, Suzano, Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Vinhedo e Votorantim.

Serviço

Espetáculo: CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos

Com: Companhia de Teatro Heliópolis

Duração: 120 min. Classificação: 12 anos. Gênero: Experimental.

Sessões com intérprete de Libras.

Dia 30 de junho de 2024 - Domingo, às 19h

Teatro Municipal de São José dos Campos

Rua Rubião Júnior, 84 - Centro (3º Piso do Shopping Centro). São José dos Campos/SP.

Ingressos: Gratuitos - Distribuição 1h antes na bilheteria.

Oficina de Teatro - das 14h às 16h

Local: Sala 2º Andar - Teatro Municipal de São José dos Campos

Inscrição: Gratuita - Faixa etária: 16 anos.

Informações: producao.cth.c@gmail.com e (11) 2060-0318 (WhatsApp).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.