O espetáculo 'Carcere' ou 'Porque as Mulheres Viram Búfalos', premiada montagem da Companhia de Teatro Heliópolis, com encenação de Miguel Rocha e texto de Dione Carlos, segue em circulação por cidades paulistas, com ingressos gratuitos e intérprete de Libras.
+ Leia mais notícias de Cultura
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
No dia 30 de junho, domingo, tem apresentação no Teatro Municipal de São José dos Campos, às 19h. Na mesma data e local, os integrantes da Companhia de Teatro Heliópolis ministram Oficinas de Teatro gratuita para os interessados, maiores de 16 anos, das 14h às 16h.
Em 2022, a peça ganhou o Prêmio APCA (Dramaturgia; indicado também em Direção), Prêmio SHELL de Teatro (Dramaturgia e Música; indicado ainda em Direção), VI Prêmio Leda Maria Martins (Ancestralidade) e foi relacionado entre os Melhores Espetáculos do Ano pela Folha de S.Paulo.
A montagem aborda a forte presença feminina no contexto do cárcere. O enredo parte da história das irmãs Maria dos Prazeres e Maria das Dores, cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora, o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel - que sonha em ser desenhista - aprende estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerente ao sistema carcerário. Naquele microcosmo a violência dita as regras e não poupa os considerados fracos ou rebeldes. Fora dali, em suas comunidades, as mulheres - mães, filhas, afilhadas - buscam alternativas para tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro.
A história das irmãs é um disparador para expor o quanto é difícil se desvincular da complexa estrutura do encarceramento. Enquanto a mãe enfrenta o sistema jurídico na tentativa de libertar o filho preso injustamente, lutando pela subsistência da família e do filho, sua irmã é refém do ex-companheiro a quem deve garantir suporte no presídio, sem direito a uma nova vida conjugal. Presas a um histórico circular, elas lutam para quebrar o ciclo em um percurso espinhoso.
As apresentações e oficinas integram o projeto CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos - Circulação, contemplado pela Lei Paulo Gustavo SP - Edital Nº 20/2023 - Difusão, que prevê circulação por 18 cidades do estado de São Paulo. As demais são: Araraquara, Campinas, Cerquilho, Itatiba, Praia Grande, Suzano, Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Vinhedo e Votorantim.
Serviço
Espetáculo: CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos
Com: Companhia de Teatro Heliópolis
Duração: 120 min. Classificação: 12 anos. Gênero: Experimental.
Sessões com intérprete de Libras.
Dia 30 de junho de 2024 - Domingo, às 19h
Teatro Municipal de São José dos Campos
Rua Rubião Júnior, 84 - Centro (3º Piso do Shopping Centro). São José dos Campos/SP.
Ingressos: Gratuitos - Distribuição 1h antes na bilheteria.
Oficina de Teatro - das 14h às 16h
Local: Sala 2º Andar - Teatro Municipal de São José dos Campos
Inscrição: Gratuita - Faixa etária: 16 anos.
Informações: producao.cth.c@gmail.com e (11) 2060-0318 (WhatsApp).
Mesários têm benefícios por trabalharem no dia da votação. Saiba quais
Folga no emprego estão entre os direitos
Incêndio de grandes proporções atinge terreno em Taubaté
Bombeiros usam 22 mil litros de água para conter fogo
Farma Conde Basketball inicia venda de ingressos para final
Primeiro jogo será na Arena, em São José
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.