Cultura

Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga começa nesta sexta-feira (30)

Evento traz programação de fé e cultura popular

Escrito por Meon

29 MAI 2025 - 12H30

Nathan Rodrigues

Nesta sexta-feira  (30) até 8 de junho, a cidade de São Luiz do Paraitinga será palco da Festa do Divino Espírito Santo, celebração centenária que une fé e cultura popular. Neste ano, a organização do evento contará com o reforço do projeto “Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga-SP – Divino Encontro de Cultura Popular”, iniciativa que dará apoio logístico no acolhimento de grupos tradicionais durante os dias do evento.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp

O projeto busca garantir o deslocamento, acolhimento e alimentação dos grupos de Congadas, Moçambiques, Danças de Fitas e outras expressões populares do estado de São Paulo. A proposta surgiu como resposta aos desafios enfrentados por esses grupos, como a dificuldade de transporte e o desinteresse de jovens pelas manifestações populares. A iniciativa foi contemplada pelo Edital Fomento CultSP PROAC nº 16/2024, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

TRADIÇÃO

A Festa do Divino é a maior e mais tradicional celebração religiosa da cidade, com mais de 200 anos de história, e acontece anualmente até o Domingo de Pentecostes, comemorando a descida do Espírito Santo 50 dias após a Páscoa.

Reconhecida como um ícone da cultura popular paulista, São Luiz do Paraitinga já abrigou, nas décadas de 1950 e 1960, até 18 grupos de Moçambique. O folclorista Alceu Maynard Araújo chegou a chamá-la de “Capital da Zona Moçambiqueira Paulista”. Mesmo com as mudanças sociais e os desafios contemporâneos, a cidade mantém viva sua identidade cultural, tendo na Festa do Divino o ponto alto de seu calendário.

Com a realização do projeto “Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga-SP – Divino Encontro de Cultura Popular”, a festa poderá contar com a presença de mais de 20 grupos de cultura popular, incluindo Congadas, Moçambiques, Danças de Fitas, Maracatu e Caixeiras.

PROGRAMAÇÃO

31/05/2025 - Sábado

16h - Apresentação de grupos de cultura popular

Centro Histórico

01/06/2025 - Domingo

06h - Baque da Alvorada - Maracatu de Baque Virado

Centro Histórico

03/06/2025 - Terça-Feira

09h - Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP)

Para alunos da EMEF Cassiana dos Santos Moreira – B. dos Alvarengas

13h30 - Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP)

Para alunos da EMEF João Gonçalves dos Santos – B. São Sebastião

04/06/2025 - Quarta-Feira

9h50 - Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP)

Para alunos da EMEF Prof. Waldemar Rodrigues – Centro

10h40 - Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP)

Para alunos da EMEF Prof. Waldemar Rodrigues – Centro

13h - Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP)

Para alunos da EMEF Prof. Waldemar Rodrigues – Centro

06/06/2025 - Sexta-Feira

13h30 - Vivência com Mestre Flávio Itajubá - Maracatu Baque do Vale (Taubaté -SP)

Para alunos da E.E. Monsenhor Ignácio Gióia – Centro

14h20 - Vivência com Mestre Flávio Itajubá - Maracatu Baque do Vale (Taubaté -SP)

Para alunos da E.E. Monsenhor Ignácio Gióia – Centro

07/06/2025 – Sábado

14h30 - Exibição dos curta-metragens: “...E assim ficarás na história...”, “Mestre Lumumba - IfeBogboAiye”e “Resgate de Sonoridades” / Roda de conversa com o tema: "A importância dos Grupos de Cultura PopularTradicional para os Novos Desafios da Humanidade"Mediada Pelo historiador João Rafael Cursino.

Biblioteca Municipal

08/06/2025 – Domingo

6h – Alvorada com Grupos de Cultura Popular

Centro Histórico

9h às 17h - Apresentação de grupos de cultura popular

Centro Histórico

 + Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.