Por João Pedro Teles Em Cultura

Food truck: cozinha itinerante chega a Campos do Jordão

20140619_campos_do_jordao_baden_flavio_pereira_3

Visitantes degustam cerveja em food truck da Baden Baden

Flávio Pereira/Meon

Tendência na capital paulista, o food truck -veículo adaptado como uma cozinha itinerante- é uma das atrações da temporada de inverno em Campos do Jordão.

No Capivari, a cervejaria Baden Baden utiliza uma kombi personalizada como ponto de encontro para oferecer aulas abertas sobre harmonização de cervejas.

De quinta à sábado, as aulas acontecem em cinco horários diferentes por dia. Já aos domingos são apenas dois horários. Durante as atividades, que são gratuitas, a somelier de cerveja Kathia Zanatta demonstra a diferença entre os tipos de cervejas, ingredientes, composições e quais pratos melhor harmonizam com cada uma delas.

De acordo com a especialista, o conceito de food truck foi escolhido para a ação durante a temporada tanto pela novidade quanto pela praticidade que proporciona. "É uma opção que atrai pelo inusitado, as pessoas querem saber do que se trata e o que oferece. A outra questão é a mobilidade, já que esse 'restaurante' pode se deslocar para diferentes modalidades", afirma.

Os food trucks ganharam força nos Estados Unidos durante a última crise econômica mundial. Com cada vez mais dificuldades de manter os estabelecimentos fixos, adaptar um carro para oferecer uma comida mais barata foi a opção encontrada pelos proprietários para driblar as dificuldades impostas pela falta de recursos.

O que era uma atividade paliativa para um momento de crise acabou se transformando em um conceito lucrativo e acessível para pequenos empresários. Não demorou para que os veículos adaptados aparecessem também por aqui.

Em São Paulo, durante a Virada Cultural deste ano, que aconteceu no mês de maio, os food trucks foram uma das atrações desta edição. No minhocão, cinco dos restaurantes itinerantes serviram comida gourmet a preço acessível durante o dia 18 daquele mês.

A cidade regularizou a atividade e agora conta com modelos que oferecem opções gastronômicas variadas aos consumidores.
Uma página no Facebook, a Brasil Food Trucks, é dedicada exclusivamente para noticiar novidades sobre a modalidade no país. O espaço conta com aproximadamente 6.400 participantes, que compartilham novidades brasileiras e internacionais.

"Tem tudo para dar certo, pois é uma opção prática e rápida, que atende uma demanda por comida de qualidade e acessível em curtos períodos, como no horário de almoço do trabalho, por exemplo", afirma.

A especialista também ressalta que as unidades podem inclusive coexistir com estabelecimentos tradicionais. "Há casos de food trucks que ficam ao lado de um estabelecimento que só vende bebidas, por exemplo. Nessas eventualidades, a questão é interessante para ambos, já que os comércios são complementares", comenta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.