Por Meon Em Cultura

Ilha do Cardoso: o melhor da natureza paulista

ilhadocardoso_sp_texto

Tranquilidade e preservação ambiental são marcas da Ilha do Cardoso (SP)

Divulgação/CreativeCommons/Flickr: racka_abe

Praias desertas, cachoeiras e trilhas em meio à Mata Atlântica formam o cenário do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP), que ocupa cerca de 90% do território da ilha. Lá, preservação é palavra de ordem.

Localizada em Cananéia, no extremo litoral sul de São Paulo, a 257 km de Santos, a ilha é o xodó de quem busca isolamento e contato direto com a natureza.

Para circular entre as praias, uma boa opção é alugar uma bicicleta e diminuir o tempo de percurso. Lanchas, saveiros e barcos também levam aos vilarejos mais conhecidos.

As pousadas da região são antigas casas de moradores adaptadas. A luz elétrica é um luxo que não chegou região, mas algumas casas possuem gerador de luz, água encanada e chuveiros com aquecimento a gás.

Aproveite também para curtir as piscinas naturais das praias da Laje, Ipanema, Fole Grande e Fole Pequeno, além da grande variedade de animais da região. O clima é bastante úmido com temperaturas médias entre 18º e 25ºC. Na Ilha, o principal prato é o peixe, mas não deixe de experimentar os deliciosos pastéis nas proximidades do centro histórico.

A travessia do continente pode ser feita de escuna, R$ 25, com duração de três horas; ou de voadeira, por R$ 50 e 50 minutos de duração. No trajeto, prepare a câmera: golfinhos costumam dar o ar da graça. No trajeto, prepare a câmera: golfinhos costumam dar o ar da graça.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.