Por meio dos brinquedos, projeto quer aproximar circo das crianças
Divulgação/Sesc/Jarbas Moura Rosa
O pipoqueiro, a música, os palhaços, a lona. "Quando você entra em uma lona de circo, um outro mundo se abre", afirma a animadora cultural Maria Curtolo, uma das responsáveis pela exposição "Hoje tem marmelada? - O brinquedo popular no circo" que vai ser lançada neste domingo (23) pelo Sesc de São José dos Campos.
No domingo, além da exposição fixa de fevereiro a maio, o Sesc vai receber os espetáculos "Os Mala Baristas" realizando malabarismo e contorcionismo, às 11h, e o "Circo Spadoni", às 16h30, executando números clássicos circenses.
Durante três meses o projeto vai mexer com o imaginário das crianças abordando três módulos: o valor histórico do circo no Brasil e a relação com a cultura popular; as figuras célebres que fazem parte do circo -bailarina e malabaristas, por exemplo- e, por último, a essência do circo brasileiro, o palhaço.
"O palhaço é alma do circo, é o fio narrativo das apresentações e também é assim na exposição", conta Maria. "Dos mais célebres aos anônimos, eles trabalham o ridículo, podem nos fazer chorar e gargalhar".
A sala “O coração do circo” busca conhecer desde o palhaço popular aos famosos, passando pelo clown e os excêntricos a partir de brinquedos ao mesmo tempo elegantes e rudes, desajeitados e risonhos. São expostas dez ilustrações que remetem a cinco duplas de palhaços: vão de Alcebíades e Piolin, da década de 30, a Carequinha e Fred que fizeram carreira na televisão e no cinema.
Brinquedos
A exposição conta com 102 brinquedos artesanais cedidos pelo Instituto Sócio-Cultural Brinquedo Vivo que pretendem estimular aspectos lúdicos e o oníricos característicos do ambiente circense.
Direcionada a faixa etária de 6 a 14 anos, a exposição aposta nas traquitanas e nos bonecos para motivar as crianças a entrarem no universo do circo, mesmo que eles não estejam habituados a isso.
"A atmosfera da exposição é toda tradicional, temos os brinquedos artesanais, o cenário com ripas de madeira. Tudo para transportar a criança para esse mundo mágico", conclui Maria.
SERVIÇO
Projeto "Hoje tem marmelada? O brinquedo popular no circo"
Quando: de terça-feira a sexta-feira, da 13h às 22h. Eventos nos sábados e domingos, das 10h às 19h
Onde: avenida Doutor Ademar de Barros, 999, Vila Adyana, São José dos Campos
Quanto: grátis
Mais informações: (12) 3904-2000
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.