Não há lugar melhor para se conhecer de fato uma cidade do que o seu Mercado Municipal. Muito mais do que um centro de compras, o estabelecimento carrega em sua arquitetura, personagens, culinária e costumes, o mapeamento de um DNA cultural do município que resiste ao passar dos anos. Para fortalecer esses espaços de vivências e saberes, a Oficina Cultural Altino Bondesan promove debates sobre o papel dos “mercadões” pelas cidades do Vale do Paraíba por meio da vivência “Memoráveis: Encontros, Olhares e Lembranças do Vale do Paraíba – Mercados Municipais”.
Após passar por Santa Branca, São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, em abril é a vez do Mercado Municipal de Caçapava receber o evento. Os encontros acontecem todos os sábados do mês, entre as 9h30 e 12h. Ministrados pela especialista em políticas públicas sociais Rosa Ester, as reuniões acontecem no Mercado Municipal e contam com a presença de comerciantes, estudantes, historiadores entre outros interessados.
Com uma pauta colaborativa, os participantes são convidados a refletir sobre a importância da preservação dos centros de compra, assim como propor ideias para a melhoria de seus serviços à população. As atividades acontecem em parceria com prefeituras e órgãos ligados a diferentes setores da comunidade
“É uma roda de conversa que tem os mercados municipais como centro do debate. O foco é discutir o mercado como local de convivência social e cultural da cidade. Mas além de valorizar e recuperar aquilo que os centros de compra têm de tradicional, também colocamos na pauta como reinventar os serviços e a convivência, afinal, a cultura permanece, mas está em constante evolução”, afirma Rosa.
Após o último dia de atividades, que em Caçapava acontece em 30 de abril, é formulado um relatório com tudo aquilo que foi discutido e proposto durante os encontros. Este documento é enviado às prefeituras das cidades que recebem o evento e servem como um guia tanto para formulação de novas políticas relacionadas aos espaços quanto para a realização de melhorias e revitalizações.
Celebração
O envolvimento da classe artística das cidades visitadas faz com que as atividades contemplem uma celebração da cultura regional. Em Caçapava, por exemplo, os encontros contam com apresentação de violeiros da cidade, além de culinária típica e artesanato.
“Ao contrário dos shoppings, que oferecem serviços e opções muito semelhantes em qualquer lugar do mundo, os Mercados Municipais carregam, cada um, sua identidade peculiar, que traz consigo muito da história da cidade. Por isso é importante que a gente leve para o evento, em parceria com a comunidade artística e os próprios comerciantes, um pouco das manifestações que fazem parte da cultura do município”, conclui.
Patrimônio imaterial
Os Mercados Municipais estão inclusos na categoria de bens culturais de natureza imaterial, mesma classificação onde também se encontram feiras e santuários. Portanto, de acordo com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o Ministério da Cultura, a maior riqueza cultural dos “mercadões” não está necessariamente em seu valor arquitetônico, mas naqueles bens que dizem respeito às práticas e domínios da vida social e que se manifestam de diferentes maneiras.
“Memoráveis: Encontros, Olhares e Lembranças do Vale do Paraíba – Mercados Municipais”
Quando: todos os sábados do mês de abril
Onde: Mercado Municipal de Caçapava (rua Presidente Roselvelt, 100 – Centro)
Horário: das 9h30 às 12h
Valor: gratuito
Mais informações: (12)3923-4860
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.