A Congada de São Benedito (foto) se apresenta no sábado (9)
Divulgação/ProjetoTamar
O Projeto Tamar de Ubatuba, iniciativa de preservação de tartarugas-marinhas, comemora o Dia do Folclore, o 22 de agosto, com atividades culturais durante todo o mês, na sede do projeto. O ingresso para um dia de atividade custa R$ 14 para adultos e gratuito para crianças com menos de 1,20 m de altura, adultos com mais de 60 anos e moradores de Ubatuba.
Vão ser oferecidas palestras, exposições, workshops e oficinas sobre lendas, música, dança e manutenção da cultura nativa do Litoral Norte de São Paulo, buscando valorizar as manifestações tradicionais caiçaras.
Criada em parceria com o Silo Cultural, de Paraty (RJ), a programação tem início no sábado (2) com a contadora de histórias Mariza Taguada, que numa proposta artístico-pedagógica vai conduzir os visitantes num tour pelo Centro de Visitantes do Tamar contando histórias como a “Lenda do Guapuruvu” sobre a origem das canoas caiçaras usadas pelos índios Tupinambá, habitantes de Ubatuba.
No mesmo dia, o Grupo Concertada faz sua apresentação mensal com repertório temático sobre cultura popular. Como convidada do mês, Ariane Oliveira conduz a apresentação do grupo Afoxé Ilu Omi Obatalá. Antes das apresentações vai ser exibido o documentário "Dias de Caiçara" sobre a música e o jeito de ser e de viver dos caiçaras.
Rabeca e canoas
No sábado seguinte (9), os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a construir uma rabeca, instrumento símbolo da música caiçara que se parece com um violino, sob a orientação do mestre rabequeiro Mario Gato.
Outros artesãos de Ubatuba, Mestres Zé Cobra, Maximiano e Andrezinho vão fazer a demonstração de confecção de outros objetos como as canoas e remos caiçaras. Em seguida, vai ser exibido o documentário “A Corrida de Canoas da Praia da Enseada”.
Ainda no sábado (9), o palco do Tamar recebe a apresentação da Congada de São Benedito, sob a orientação do Mestre Dito Fernandes, caiçara da comunidade do Puruba que trouxe esta manifestação cultural para Ubatuba. A programação da noite se encerra com a colorida Dança das Fitas apresentada pela comunidade do Itaguá.
Na sexta-feira (15), o grupo Fandango Ubatubano se apresenta no palco do Tamar, recebendo Os Caiçaras, grupo de ciranda de Paraty, mostrando antigas tradições litorâneas.
Antecedendo a apresentação vai ser exibido o vídeo "O Feitio da Canoa pelo Canoeiro Renato", sobre técnicas de construção da canoa de um só tronco.
No dia 16, no Silo Cultural de Paraty o mestre rabequeiro Mario Gato volta a fazer a demonstração de criação da rabeca. Em seguida, Os Caiçaras recebem o grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, valorizando a troca do conhecimento tradicional entre as comunidades de Paraty e Ubatuba.
Serra e Mar
O encerramento do 4º Mês da Cultura Popular acontece no sábado (23) com o show “Assim na Serra como no Mar” com os músicos Luís Perequê, de Paraty, Negão dos Santos e Renata Marques, de São Luis do Paraitinga, e a cantora paulistana Katya Teixeira.
No mesmo dia, vai ser exibido o vídeo "Preservar É Resistir", produzido pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (Paraty/Angra/Ubatuba), que além do vídeo vai manter uma mostra fotográfica sobre as comunidades tradicionais da região no Espaço de Exposição do Centro de Visitantes de 1 a 23 de agosto.
Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar Ubatuba vai estar aberto das 10h às 18 h (de segunda, terça e quinta) e das 10h às 20h (às sextas e sábados). Na quarta-feira e no domingo não abre.
MÊS DO FOCLORE NO TAMAR
Quando: nos fins de semana de agosto
Onde: Projeto Tamar Ubatuba - rua Antônio Atanázio, 273, Jardim Paula Nobre
Quanto: de R$ 14 à entrada gratuita
Mais informações: (12) 3832-6202/7014/4046
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.