Por Bruna Caroline Em Região Atualizada em 28 ABR 2020 - 12H28

Documentário que conta a história do Cine Santana de São José estreia no YouTube

O curta-metragem traz, entre outras histórias, a de um casal que teve seu primeiro encontro no cinema em 1957 e está junto até hoje

Reprodução/TrailerComoPassardoTempo
Reprodução/TrailerComoPassardoTempo
Vicente Gonçalves e Maria Aparecida


Ele entrou no cinema, passou as cortinas e olhou para todos os lados. Encontrou ela na primeira fileira sentada ao lado de uma cadeira com um casaco. Era um domingo do ano de 1957 e o cenário desta história de amor era o Cine Santana.

Essa é uma das histórias que compõem o enredo do documentário "Com o Passar do Tempo". O curta-metragem, que mostra como o cinema de rua de São José dos Campos contou a história de um tempo, estreia neste sábado (25), às 20h30, no canal da Oversonic Music no YouTube.

Ele seguiu na direção dela, a cumprimentou, e em seguida perguntou “esta cadeira está guardada para mim?”. Ela questionou se ele era o primo da Dedé e ele respondeu que sim. A partir daí Vicente Gonçalves descobriu que não só a cadeira estava guardada para ele, mas também o coração de Maria Aparecida.

Em quatro meses eles noivaram, e em menos de um ano se casaram. Tiveram três filhos e dois netos. Juntos até hoje, completam em junho de 2020, 62 anos de casados. E são um dos casais protagonistas de "Com o Passar do Tempo".

O documentário, que traz várias histórias de vida, reúne moradores comuns, agentes culturais e nomes do cinema. Além de retratar as mudanças que ocorreram no Cine Santana ao longo do tempo, o curta-metragem busca despertar a memória afetiva de quem viveu e se emocionou no espaço.

Fabio Alba, diretor do documentário, conta que a ideia do curta surgiu em 2018, enquanto ministrava uma oficina de audiovisual no Cine Santana e a coordenadora do local, Edilaine Pereira, começou a contar histórias do cinema.

A seleção das personagens foi a partir da leitura das cartas do projeto da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) “Cartas para Santana – Escreva Suas Memórias”. Fabio conta que quando leu a carta do Vicente, em que narra a história de amor que começou no cinema, soube que seria o filme. O diretor acrescenta que 90% do documentário é formado por moradores do bairro.

Lucas Paixão
Lucas Paixão
Fachada atual do Cine Santana


O Cine Santana é o único cinema de rua em atividade em São José dos Campos, e um dos únicos do tipo no país. Tombado como patrimônio cultural e histórico foi inaugurado em 12 de outubro de 1952, tendo o seu auge entre as décadas de 1950 e 1960. Atualmente, além de exibir produções cinematográficas, o local também é uma casa de cultura, sediando cursos e sendo palco de diversos espetáculos.

Além da exibição neste sábado, também estão previstas mais duas exibições do filme, na próxima quarta-feira (29) e na sexta-feira seguinte (1), sempre às 20h30.

Serviço

Exibições do documentário "Com o Passar do Tempo"

Datas: 25/04, 29/04 e 01/05 (Sábado, quarta-feira e sexta-feira)

Horário: 20h30

Onde: canal da Oversonic Music no YouTube

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em Região

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.