Região

Espetáculo de dança contemporânea, “Relatos Amefricanos” tem estreia online e gratuita

Apresentação será realizada através do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos

Escrito por Gabriel Campoy

21 OUT 2021 - 19H48 (Atualizada em 21 OUT 2021 - 19H55)

Revoada Comunicação

Inspirado na categoria político-cultural de amefricanidade - cunhada pela antropóloga, filósofa e historiadora Lélia Gonzalez - Relatos Amefricanos transporta para a tela e os palcos, uma amálgama de histórias que têm a experiência negro-diaspórica como fio condutor. A apresentação será realizada através do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos

Em cena, uma abordagem transfronteiriça aproxima e entrelaça Brasil e Peru, duas realidades latino-americanas aparentemente díspares entre si. Essa operação é possível graças à concepção amefricana que está na base do espetáculo. Nesses dois polos, mutuamente complementares, estão as figuras de Lélia Gonzalez e a da poetisa e coreógrafa peruana Victoria Santa Cruz, como as principais referências do projeto.

“A América foi o principal destino da maioria dos seres humanos sequestrados do continente africano, para serem escravizados. A categoria de amefricanidade traduz tanto as agruras da diáspora negra, quanto os transbordamentos de África na América e é isso que queremos dançar", contam os criadores Gustavo Fataki e Maycom Santiago.

“Se trata de enegrecer a temática e a técnica, a partir de uma proposta cujo ponto central é a categoria político-cultural de amefricanidade e aquilo que somos capazes de anunciar, como sujeitos epistêmicos que dançam”, destacou.

O elenco é composto pelos bailarinos intérpretes-criadores Quiara Jofre, Diogo de Carvalho, Poliana Nunes e José Liberato. Completam a ficha técnica, o músico Julio Rhazec na trilha sonora, Rachid Severino no desenho de luz, João dos Reis como figurinista e Andrei Gonçalves na produção.

Datas e onde assistir

As apresentações irão acontecer entre os dias 20 de novembro e 05 de dezembro, em formato online e com acesso gratuito no canal do espetáculo, nas sextas e sábados, às 20h; e aos domingo, às 18h.

Confira a página oficial do projeto no Instagram.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em Região

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.