Saulo Laranjeira é um dos destaques do evento em Ilhabela
Divulgação/Pedro Silveira
Um dos mais tradicionais eventos da cultura popular de Ilhabela é a Congada na Festa de São Benedito, a principal atração da Semana da Cultura Caiçara, que começa nesta terça-feira (13). O evento chega neste ano a sua 14ª edição e acontece na Praça das Bandeiras, no Centro da cidade.
“Estamos cada vez mais intensificando a diversidade cultural na programação cultural da cidade. Neste evento, a cultura caiçara prevalece e se expressa nas várias linguagens como a dança, as artes visuais, a música e até na culinária, mas não deixa de dialogar com outras culturas regionais”, disse o secretário da Cultura, Nuno Gallo, por meio de sua assessoria de imprensa.
A primeira atração da Semana da Cultura Caiçara será nesta terça-feira (13), com a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela, na Praça das Bandeiras e a mostra fotográfica de Mario Barila, na sede da Secretaria da Cultura, além da exposição do acervo de fotos da Congada de diversos períodos.
Na quinta-feira (15) começa a quermesse da Festa de São Benedito, às 20h, com apresentação de danças típicas caiçaras do arquipélago com os alunos da Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale com a participação do Grupo Raízes de Ilhabela. E logo depois, às 21h, o público recebe o show de Deo Lopes e Banda.
A partir das 17h, de sexta-feira (16), acontece o levantamento do Mastro, a apresentação da Congada Mirim, Distribuição do Bolo de São Benedito e concertada e quermesse, e às 22h, um show com a Orquestra Sinfônica de São Paulo.
No sábado (17) a Congada começa às 9h, com a “Meia Lua” e a Procissão de São Benedito, seguida do Baile dos Congos pelas ruas da Vila, a Ucharia de São Benedito e a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso. Às 20h, tem início à quermesse e, às 22h, um show com Saulo Laranjeira.
Já no domingo (18/5) às homenagens dos congueiros a São Benedito começa bem cedo. Logo às 6h, acontece a Alvorada Festiva, seguida da “Meia Lua”, a Procissão de São Benedito e Missa dos Congos, na Igreja Matriz, além da Ucharia, com a folia do Grupo Raízes de Ilhabela, o Baile dos Congos e a missa festiva. À noite, a quermesse e o show com o Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira encerram a festa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.