Por Ticiane Toledo Em Cultura

Uma visitante indesejada chega todo mês: a TPM

TPM

Alterações de humor, irritabilidade e até espinhas são sinais da TPM

Canstockphoto/divulgação

Nossa companheira de cada mês e que deixa muitas mulheres – e homens – de cabelo em pé. A maioria de nós temos alguns, ou vários, sintomas do checklist da TPM: alterações de humor, irritabilidade, dor de cabeça/enxaqueca, inchaço, dor nos seios, enjoo, espinhas e até piriri. E por aí vai.

A flutuação hormonal ainda nos deixa preguiçosas, indispostas na grande maioria das vezes. Dá vontade de mergulhar numa piscina de chocolate e jogar uma bomba na academia só para não precisar ir.

Mas, ei, péra lá! Sabia que logo a dieta e o treino são seus aliados no combate a esse mal estar provocado pela TPM, e até mesmo durante a menstruação? Pois é. É aquela velha história de arranjar forças para fazer o que a gente não quer fazer naquele instante, mas que depois vai trazer N benefícios pra gente.

 Então vamos por partes.

Um dia, minha antiga nutri me explicou que quando estamos na TPM e “naqueles dias”, nosso corpo tem um gasto calórico muito maior e, por isso, temos essa vontade louca de sair comendo tudo o que vemos pela frente.

Mas calma: não estamos fadadas a sermos reféns dos nossos hormônios. Aqui vai uma listinha de alimentos e nutrientes porretas para incluir na sua dieta durante este período:

- Chocolate amargo (mais de 50% cacau): Maior liberação das endorfinas, relaxamento e maior controle da compulsão alimentar;

- Alimentos fontes de triptofano (carnes magras, peixes, leite e derivados, nozes e leguminosas como feijão e lentilha): precursor da serotonina, ajuda a melhorar o padrão de sono e humor e também o apetite;

- Vitamina B6/ piridoxina (nozes, banana, gérmen de trigo, feijão, lentilha, cenoura, leite): também ajuda a melhorar o padrão de sono e humor;

- Ômega 3 (salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, óleo de peixe): ação antiinflamatória, redução das cólicas e da retenção hídrica, e melhora do humor;

- Vitamina E (gérmen de trigo, castanha do Pará, nozes, amêndoas, milho, óleo semente de girassol): Ameniza as dores na mama;

- Cromo (levedo de cerveja e alimentos integrais): ameniza a compulsão por doces;

- Cálcio (leite e derivados e folhosos verde escuros): Melhora o humor, reduz as cólicas e a retenção de líquidos.

 

Eu sei, eu sei. Dá uma baita vontade de comer tudo errado nesses dias, mas vamos fazer uma forcinha e botar a mão na consciência: você está MESMO afim de colocar em jogo tudo aquilo que batalhou para conquistar nos outros dias do mês de dieta e treino?

Aqui é a hora de extravasar toda aquela irritação, aquela vontade de arrancar a cabeça de alguém seja em casa, no trabalho ou no trânsito. Não poupe esforços!

 

Atividades Físicas

Como a gente já sabe, as atividades físicas fazem um bem danado para o corpo e para a mente. E não é à toa: quando estamos nos exercitando, nosso corpo libera hormônios do bem, como a endorfina e a serotonina, que nos provocam uma sensação de bem-estar e relaxamento, dando um nocaute na ansiedade, no mau humor e na compulsão alimentar. Isso sem falar que os exercícios ajudam bastante também no controle das cólicas menstruais.

Fantástico, não? 

O lance é treinar até a exaustão. Seja na musculação, seja no aeróbio. Eu particularmente já faço isso sempre, e nesses dias eu não dou moleza MESMO. Assim, além das “drogas naturais” correndo pelo nosso sangue, a gente vai ficar tão cansada que só vai sobrar energia para tomar banho, comer e se arrastar até a cama para dormir pesado. Não tem nem espaço para se sentir mal, ficar brava, triste, nem pensar em comida.

No entanto, existem mulheres que gostam de atividades mais relax neste período, justamente para equilibrar os efeitos da flutuação hormonal. É o caso do Yoga, por exemplo. Relax não porque não seja pesado (depois que fiz yoga, vi que realmente de leve não tem nada), mas porque mexe muito mais com o interior e a mente.

 

A opção é sua. Conheça seu corpo e saiba qual o melhor treino para você durante esses dias. O importante é se movimentar e não dar moleza nem espaço para o baixo astral.

Mesmo sabendo de tudo isso ainda bateu aquela vontade de ficar vendo tv no sofá e comendo uma barra de chocolate?

Então aqui vai um truque pra vocês: antes de decidir pela tv/gordice ou pelo treino, visualize-se nas duas situações e com as emoções e sensações que ambas vão proporcionar a você. Questione-se: em qual delas você vai se sentir melhor? Com qual delas você vai conseguir o que precisa para ficar bem (isso inclui não apenas o prazer momentâneo, mas o que você vai sentir após a ação escolhida)? Vale mais um prazer momentâneo e imediato ou a realização de conquistar seus objetivos?

Eu sempre tenho essa conversa comigo mesma, e não só durante este período. Afinal, as tentações estão nos rodeando 24h por dia, sete dias por semana. Cabe a nós pesarmos as opções em mãos e fazermos nossas escolhas. Não é fácil, mas, olha, se eu consigo, com certeza você consegue também 

Conselho de amiga: ficou com dúvidas sobre como incluir as dicas acima na sua rotina ou não sabe como fazê-lo da maneira adequada? Consulte sempre profissionais de nutrição e educação física de confiança!

Fonte: vidafit.com.br

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ticiane Toledo, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.