O Parque Tecnológico São José dos Campos está desenvolvendo a Certificação Nacional para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, a primeira certificação para o modelo de cidade inteligente no Brasil. A criação é feita em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
O conceito de cidade inteligente está se espalhando pelo Brasil, mas ainda há muita divergência na hora de definir o que é e o que não é uma Smart City, como o modelo é chamado no exterior. Por isso, o termo acabou se banalizando, sendo usado por vários governantes que tentam alegar o desenvolvimento de uma cidade inteligente apenas por conta de algumas soluções que envolvem a internet.
Agora, com a certificação criada pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, os gestores públicos terão acesso a dados padronizados sobre as Smart Cities, que serão monitorados de maneira independente de qualquer órgão governamental. A partir das diretrizes definidas, o poder público poderá pautar o planejamento.
As cidades inteligentes são o futuro da urbanização. São várias as definições do termo, mas, em suma, uma cidade é considerada inteligente quando utiliza informações coletadas de maneira interconectada com o objetivo de entender melhor a vida dos habitantes e como a rotina pode ser melhorada, sempre utilizando os recursos disponíveis da melhor maneira possível, com foco na sustentabilidade social e ambiental.
O engenheiro industrial e colunista do site Tech Reviews, César Ferreira, deu alguns exemplos: "Quando falamos em melhoras na qualidade de vida através das tecnologias, é comum pensar primeiramente nos dados, na internet e no mundo virtual. No entanto, as tecnologias que compõe uma Cidade Inteligente nem sempre são deste tipo. Um exemplo é Songdo, na Coréia do Sul, onde todas as residências contam com um tubo que leva o lixo através de um sistema de ar comprimido até os centros de processamento, que são capazes de classificar automaticamente os resíduos recicláveis".
Para chegar à certificação nacional, as entidades consideraram os indicadores baseados nas normas NBR ISO que definem cidades e comunidades sustentáveis e tem como base a cartilha "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" da Organização das Nações Unidas.
São José dos Campos participa do projeto piloto da Certificação. Para ajudar a criar a metodologia de avaliação, uma consultoria especializada em cidades inteligentes realizou um diagnóstico do município, que avaliou os projetos e as soluções criadas na cidade para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Em 2019, a Prefeitura assinou um contrato de quase R$40 milhões para a implantação do projeto "Cidade Inteligente", que previa a instalação de câmeras interconectadas para monitoramento facial e a instalação de internet via Wi-Fi em várias unidades públicas de saúde e esporte. No início deste ano, novas ferramentas foram integradas ao projeto: semáforos conectados e um aplicativo para emissão de notas fiscais.
Balão cai sobre telhado de residência em Jacareí
Situação mobilizou bombeiros no bairro Villa Branca
Alpha Lumen realiza mais uma edição da Escola Avançada de Tecnologia
Evento reúne mais de 500 alunos de todo o Brasil. Veja a programação
Embarcação pega fogo em São Sebastião
Tripulação e passageiros foram resgatados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.