A expressão “Cultura de Paz” foi difundida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na luta contra a violência mundial. Uma reflexão sobre a paz que deve ser construída dentro de cada um, gerando também ações que estimulem a união e o respeito ao próximo.
Em São José dos Campos, desde 2014, a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) promove ações sobre o tema, entre elas, oficinas de lian gong, yoga, danças circulares, mandala e cultivo de plantas.
As inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas pela FCCR já estão encerradas para 2020. Mas, conforme a fundação, ao longo do ano acontecem oficinas livres que não necessitam de inscrição. A FCCR promove ainda, anualmente, no mês de setembro, o Satsang, evento aberto que reúne diversas atividades de promoção da cultura de paz.
Fernanda Ribeiro, Gestora Cultural da FCCR, diz que “as pessoas estão, cada vez mais, buscando o autoconhecimento e atividades que ajudam a ter uma melhor qualidade de vida”.
A cidade também conta, desde 2015, com o projeto Yoga no Parque, que busca divulgar a prática, em parceria com o Parque Vicentina Aranha, realizando aulas abertas uma vez por mês.
O professor de yoga Eduardo Pereira, explica que a prática é um conjunto de técnicas que envolvem posturas físicas, técnicas respiratórias, filosofia e meditação aliadas ao autoconhecimento. “Vários conceitos filosóficos do yoga falam da convivência harmoniosa entre os seres, podemos citar o ahimsa, que significa não-violência como um dos conceitos básicos ensinados pelo yoga”.
Gisele de 22 anos conta como se sente ao fazer o yoga. “Durante as aulas é uma sensação de presença total, de você se conectar com você, de se conectar com o seu coração, com o que você está sentindo naquele momento”. Diz ainda que a energia muda completamente, promovendo uma paz interior. “Eu só quero chegar em casa, tomar um banho e dormir, de tão elevada que eu fico”, relata a jovem.
Eduardo Pereira acrescenta também que o homem do século XXI já conquistou tudo fora de si, como viagens, tecnologia e bens materiais, mas que ainda há um vazio que não pode ser preenchido por nada disso. “Essa é a tarefa do saber silenciar, do saber usar a tecnologia a nosso favor e não sermos escravos dela”. Atribui essa necessidade de equilíbrio entre mente e corpo ao aumento da procura por atividades como o yoga.
Endereço: Av. Olivo Gomes, 100, Santana - São José dos Campos/SP
Mais informações: (12) 3924-7300 / FCCR
Local: Parque Vicentina Aranha
Mais informações: Yoga no Parque
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.