O ciclista Edivando de Souza Cruz, o Vando, de Ilhabela, encara a partir deste fim de semana, uma maratona de provas de mountain bike XCO (cross country olímpico), de olho em pontos importantes nos rankings nacional e internacional. O atleta ocupa a quinta posição nos dois rankings.
A maratona de provas tem início no próximo domingo (9), com a disputa da Copa Brasil de MTB (Mountain Bike), que será disputada na cidade de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba (PR). Na sequência, Vando embarca com destino à Araxá (MG) onde disputa a primeira de três etapas da Copa Internacional de MTB. O desafio principal, no entanto, é o Campeonato Pan-Americano de MTB, que será disputado no próximo dia 30, em Barbacena (MG).
“Todas as provas valem pontos no ranking internacional, que define a quantidade e os atletas que serão enviados para as principais provas da modalidade”, explica Vando. “O próprio Pan-Americano, que é a principal prova deste início de temporada, por exemplo, reúne os 10 melhores ciclistas ranqueados”, completa.
O objetivo do atleta é brigar pelas primeiras posições. E ele vem trabalhando bastante para isso. O treinamento incluiu uma temporada de treinos na altitude de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, para trabalhar a resistência. “As próprias provas também já são um treino, uma vez que, quanto mais você pratica, mais ganha ritmo para as provas importantes”.
Os desafios deste mês devem reunir outros ciclistas-top da modalidade olímpica no Brasil, tais como Henrique Mancini, Rubens Donizete, Ricardo Pscheidt, Daniel Carneiro e Sherman Trezza, que, assim como Vando Cruz, ocupam as primeiras posições do ranking nacional.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.