Por Meon Em Brasil & Mundo

Heróis de diferentes eras, James e Julio Cesar no arranque das oitavas

O futebol é um esporte universal. Homens de qualquer estirpe, raça, nacionalidade ou classe social se transformaram em lendas ao longo da história. E é claro que a idade também não impede a consagração, algo que ficou claro nas partidas deste sábado.

Dois jogadores chamaram a atenção no primeiro dia das oitavas de final da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O primeiro, Julio Cesar, já percorreu um longo caminho por estádios de todo o mundo aos 34 anos. O segundo, James Rodríguez, tem apenas 22 anos e começa uma trajetória que tem tudo para ser brilhante. Apesar das diferenças, ambos tiveram tardes que ficarão para sempre na memória dos torcedores dos seus países.

Resultados
Brasil 1 x 1 Chile (Craque do Jogo: Julio Cesar, BRA)
Colômbia 2 x 0 Uruguai (Craque do Jogo: James Rodríguez, COL)

Melhores momentos
Ao terminar o jogo entre Brasil e Chile, o goleiro brasileiro estava emocionado. Pelas lágrimas até parecia que ele havia sido o vilão e não o herói da tarde. No entanto, havia uma forte razão para tanto choro, como ele mesmo explicou mais tarde. O goleiro havia sido considerado pela imprensa um dos culpados da eliminação brasileira contra a Holanda na África do Sul 2010, e os dois pênaltis defendidos tiraram o peso das suas costas.

"Há quatro anos senti muitas emoções", afirmou Julio Cesar. "Pouca gente sabe pelo que passei e pelo que passo ainda hoje. Agora choro de novo, mas de felicidade. Eu sabia que a minha história na seleção não havia terminado. Agora faltam três partidas, e quero ver o Brasil em festa, esse é o meu grande sonho."

É claro que também não se pode deixar de lado o esforço do Chile, que lutou de igual para igual com a seleção anfitriã até o último suspiro. Os chilenos podem até mesmo lamentar a má sorte. Em duas ocasiões o poste se colocou no caminho. A primeira no último minuto da prorrogação, em um chute de Mauricio Pinilla, e a segunda no pênalti derradeiro de Gonzalo Jara.

No segundo jogo do dia, James Rodríguez brilhou com dois gols. O primeiro foi uma verdadeira obra de arte. Depois de matar no peito com categoria, o camisa 10 colombiano chutou sem deixar a bola cair no chão. A bola raspou no travessão antes de atravessar a linha do gol de Fernando Muslera.

O triunfo já marca o melhor resultado colombiano da história em uma Copa do Mundo da FIFA, que é a chegada às quartas de final. Com isso, Rodríguez, Jackson Martínez e Mario Yepes conseguiram superar a lendária geração de René Higuita e Carlos Valderrama, que havia chegado às oitavas na Itália 90.

O número
Foram cinco os gols que James Rodríguez já marcou na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O colombiano é o artilheiro da competição e, além disso, balançou as redes em todos os jogos que disputou. Em 2010, o artilheiro Thomas Müller anotou os mesmos cinco gols.

Próximos jogos
Holanda x México, 13h, Arena Castelão, Fortaleza
Costa Rica x Grécia, 17h, Arena Pernambuco, Recife

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.