Por FolhaPress Em Brasil & Mundo

São Paulo e Inter duelam pela liderança do Brasileiro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com apenas um ponto conquistado nas últimas três partidas, o São Paulo viu derreter a vantagem confortável que havia construído na liderança do Campeonato Brasileiro. A competição agora está embolada com seis candidatos reais ao título, que se enfrentam em uma rodada importante na definição da competição.

Com 57 pontos, o time tricolor é seguido de perto pelo Internacional, que soma 56. Atlético-MG (53), Flamengo (52), Palmeiras (51) e Grêmio (50) estão um pouco atrás, mas cada um deles tem um jogo a menos do que os dois primeiros colocados e poderá subir um degrau quando cumprir o compromisso que deve na tabela.

Diante desse cenário de equilíbrio na tábua de classificação, tornou-se enorme a relevância da 31ª rodada do Nacional. Entre quarta (20) e quinta-feira (21), o São Paulo medirá forças com o Internacional, o Grêmio terá um confronto com o Atlético-MG e o Flamengo duelará com o Palmeiras.

No Morumbi, às 21h30 de quarta, com transmissão da TV Globo (SP, RS e outras praças) e do Premiere, ocorrerá o embate entre líder e vice-líder. Depois de ser eliminada da Copa do Brasil pelo Grêmio, sofrer derrotas duras para Red Bull Bragantino e Santos e empatar com o Athletico, a equipe de Fernando Diniz procura dar um sinal de força.

Para isso, o treinador deverá contar novamente com o atacante Luciano, recuperado de inflamação na perna esquerda. Tido como uma peça importante na construção e na finalização das jogadas, o atleta ainda não atuou em 2021, e sua ausência é uma das explicações para a acentuada queda de rendimento.

"O Luciano tem características específicas, é um cara diferente. O principal é que faz muito gol e dá muita assistência, está sempre perto do gol. Por conta disso, vem fazendo falta", afirmou Diniz, que procurou minimizar a pressão em torno de seus atletas no confronto com o Internacional pela primeira posição.

"Decisão têm sido todos os jogos do campeonato. Você vai somando pontos para poder ser campeão. É assim que encaramos desde o início, é assim que vamos encarar agora também. Não vai terminar o campeonato na quarta-feira, qualquer que seja o resultado", disse o técnico tricolor.

Ele terá de fazer uma alteração na defesa, já que Arboleda recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática, sendo substituído por Diego Costa ou Léo. O meio-campista Hernanes não será opção de banco, pois ainda cumpre o período de isolamento após diagnóstico de Covid-19.

Já o Internacional tem como baixas aqueles que já vinham sendo desfalque por lesão, casos de Thiago Galhardo e Boschilia. Foi sem eles que a equipe fez 4 a 2 no Fortaleza, no último final de semana, e chegou à sua sexta vitória consecutiva na competição, sequência que nenhum adversário conseguiu até agora.

A ótima série de resultados recolocou na briga pela taça a formação colorada e animou seus torcedores, que se aglomeraram no embarque da delegação a São Paulo. Antes 12 pontos atrás do primeiro colocado, o time gaúcho assumirá a ponta em caso de triunfo na capital paulista.

"Falava-se muito pouco no Inter, e eu estava gostando muito daquilo. Tentava explicar aos jogadores que chegaria o momento em que começaria a aparecer uma série de armadilhas. É aí que mora o perigo", disse o técnico Abel Braga, preocupado em frear a empolgação.

"Existe o pensamento de que podemos ser campeões, mas respeitamos o momento. É continuar no ritmo que estamos apresentando e trabalhar com humildade", afirmou o meio-campista Patrick, uma das chaves na recuperação.

Antes de a bola rolar no Morumbi, outros dois candidatos ao título entrarão em campo. Grêmio e Atlético-MG duelarão a partir das 19h15 desta quarta, na Arena do Grêmio, com transmissão do Premiere, dispostos a se aproximar do topo da tabela.

Será o encontro da melhor defesa do campeonato -montada por Renato Gaúcho, com 24 gols sofridos em 29 partidas- com o melhor ataque -armado por Jorge Sampaoli, com 51 bolas na rede no mesmo número de jogos.

Já na quinta-feira, Flamengo e Palmeiras fecharão a rodada de confrontos diretos entre os líderes. Marcado para as 19h, com transmissão do Premiere, o embate ocorrerá no estádio Mané Garrincha, em Brasília, por opção do clube carioca, já que o Maracanã está sendo preparado para a decisão da Copa Libertadores.

As duas equipes obtiveram vitórias importantes na última segunda-feira (18) e cresceram na briga pelo título. O Palmeiras fez 4 a 0 no arquirrival Corinthians. O Flamengo, dirigido por Rogério Ceni, não teve maiores dificuldades para derrotar o Goiás por 3 a 0.

Do lado alviverde, o maior desafio é manter o ritmo em várias frentes. Os comandados do português Abel Ferreira estão na final da Libertadores e decidirão também a Copa do Brasil -contra o Grêmio, outro que se divide em mais de uma competição. São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Flamengo têm o Brasileiro como única preocupação.

Quem se sair melhor nos confrontos diretos dará passos importantes na direção do troféu. Além dos três programados para a 31ª rodada, haverá outros sete até o término da disputa. Um deles será o Gre-Nal, no próximo domingo (24).

Se a definição do campeão ficar para a jornada derradeira, em 24 ou 25 de fevereiro, o título poderá ser decidido em um desses duelos. O dia de fechamento do torneio terá São Paulo x Flamengo e Atlético-MG x Palmeiras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por FolhaPress, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.