Marcus Tatá comanda o Taubaté Handebol há seis anos
Divulgação
O Super Paulistão 2014 de Handebol começa neste fim de semana e promete ser recheado de emoção. Duas equipes da região disputam a competição, o TCC/Taubaté e o Buzzo Sports/São José.
O TCC/Taubaté é o atual vice-campeão do Super Paulistão. Depois de ficar entre os quatro melhores por três temporadas seguidas, o time do técnico Marcus Tatá conseguiu chegar a grande decisão em 2013.
No entanto, a equipe foi superada pela Metodista/São Bernardo nos dois jogos. Apesar do vice-campeonato paulista, o Taubaté conquistou no ano passado o título da Liga Nacional e do Pan-Americano, além de ter sido o sexto colocado no Mundial de Clubes. Um currículo que o credencia como um dos favoritos ao título estadual.
"É claro que a gente espera uma campanha no mínimo igual do ano passado que é uma final. Queremos subir um degrau, ou seja, fazer a mesma campanha de 2013, mas com um título a mais. Temos uma expectativa muito grande, faz parte da continuidade do trabalho".
O Taubaté Handebol ainda ganhou um pacote de reforços para essa temporada. Cinco jogadores chegaram ao clube vindo da Metodista/São Bernardo: o goleiro Rick Nascimento, os centrais Diego Hubner e Henrique Teixeira, o armador Gustavo Japa e o pivô Duplex, que já passou pela equipe taubateana. Além disso, sete atletas do time ajudaram a Seleção Brasileira a conquistar a medalha de ouro nos jogos sul-americanos do Chile.
"Nós tínhamos três jogadores na seleção e esse ano o número subiu para sete. Então é um ganho muito grande, a gente ganha muita qualidade", finalizou Tatá.
Alvarez é o técnico do São José
Leonargo Gonzaga/Meon
Experiência
Esse será o segundo ano do São José no Super Paulistão. Na estreia, em 2013, o time do técnico Marcelo Alvarez usou um time de base, com a maioria dos jogadores formados na cidade. O time foi o penúltimo colocado e conquistou apenas duas vitórias em 14 jogos.
Logo depois, a experiência adquirida na competição levou a equipe a ser campeã dos Jogos Abertos. E a temporada 2014 promete ser ainda melhor. O time manteve a base de 2013 e trouxe nomes importantes para auxiliar no crescimento do grupo.
Foram cinco reforços, os goleiros Michel Bravet (ex-Taubaté) e Leandrão (ex-São Caetano e ex-Taubaté), o meia-direita Júlio (ex-Metodista), o central Jack (ex-Metodista) e o armador Thiago (ex-Taubaté), esse último também esteve com a Seleção Brasileira na conquista do ouro no Chile.
"Ano passado montamos uma equipe adulta, não fomos muito bem no Paulista, mas no final do ano fomos campeões do Jogos Abertos. Esse ano, o projeto é mais ambicioso e queremos vencer", disse Alvarez.
Rivalidade
O clássico regional já tem data para acontecer. No primeiro turno, o confronto será realizado no dia nove de abril, quando os times se enfrentam no ginásio do Tênis Clube, em São José. Já no returno, a partida acontece no dia 24 de maio, no Ginásio do CEMTE, em Taubaté.
Tatá acredita que ainda não há uma grande rivalidade entre as equipes, mas apostos em duelos difíceis. "Nós vamos entrar focados para ganhar todas as partidas, não temos uma rivalidade forte como São José como existe no futebol, apesar deles estarem no início de um trabalho no adulto, a gente respeita muito e será um jogo complicado".
"O Taubaté está há 10 anos na nossa frente, sempre tiveram um time adulto, chegaram em um nível top, de títulos e elenco e ainda se reforçaram com cinco jogadores da Metodista. É o time a ser batido e essa será uma das nossas missões. Nosso trabalho é chegar junto com eles, sem dúvida alguma", finalizou o treinador joseense.
Estreia
O Taubaté Handebol estreia na competição neste sábado (22). O time recebe o 15 Pira/Unimep, de Piracicaba, no Ginásio do CEMTE, às 18h. Já o São José terá que esperar um pouco. A estreia, que seria neste sábado (22), contra o atual campeão, o Metodista/São Bernardo, foi adiada a pedido do clube do ABC. Com isso, o primeiro jogo dos joseenses será no dia 30 de março, quando a equipe enfrenta o Hortolândia, no ginásio Vale do Sol, às 16h.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.