Por Fifa Em Brasil & Mundo

Última rodada antes do mata-mata está cheia de curiosidades

alemanha_portugal_gettyimages_portaldacopa2

Portugal tem jogo de vida ou morte nesta quinta-feira (26)

Getty Images/Portal da Copa

No último dia de jogos da fase de grupos determinará a classificação de três países para os mata-matas da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A Bélgica já está assegurada na segunda fase. Com um empate, os dois primeiros colocados do Grupo G, Alemanha e Estados Unidos, garantirão classificação para as oitavas de final. Os alemães, líderes pelo saldo de gols, garantem que jogarão pensando em vitória. A seleção de Gana, que está três pontos atrás, ainda pode acreditar na classificação. Caso derrotem Portugal, seleção com saldo muito inferior ao dos africanos (-4, contra -1), os ganeses podem empatar em pontos com a equipe que perder entre Alemanha e Estados Unidos. 

No Grupo H, a Bélgica precisa apenas de um empate com a Coreia do Sul para acabar na liderança. Já a Argélia necessita do mesmo resultado diante da Rússia para se classificar — os argelinos estão dois pontos à frente na classificação. A equipe de Fabio Capello precisará ser mais eficiente para se classificar: até agora, a Rússia fez apenas um gol na Copa do Mundo, o que pode facilitar a vida da Argélia, que já balançou as redes cinco vezes.

Você sabia?
Na Copa do Mundo de 2006, Joachim Löw foi o auxiliar de Jürgen Klinsmann, então técnico principal da Alemanha. Hoje, Klinsmann é o comandante dos Estados Unidos e enfrentará o seu país natal no Mundial. Como jogador, Klinsmann foi o primeiro a marcar três gols ou mais em três Copas do Mundo diferentes — três em 1990, cinco em 1994 e três em 1998. A façanha só foi batida pelo brasileiro Ronaldo e pelo seu compatriota Miroslav Klose.

Em 1982, a Argélia foi o primeiro país africano a vencer uma seleção europeia em uma Copa do Mundo — no caso, a Alemanha Ocidental, por 2 a 1, na fase de grupos. A sua segunda vitória em Mundiais, no dia 22 de junho deste ano, contra a Coreia do Sul, tornou a Argélia a primeira seleção africana a marcar quatro gols em uma partida de Copa do Mundo. A Argélia é também a seleção mais eficaz do Mundial: marcou cinco gols e deu apenas seis chutes a gol até agora na competição.

Cristiano Ronaldo marcou 49 gols em 113 jogos por Portugal. Nas suas dez últimas partidas pela seleção, anotou 11 vezes. Porém, o atacante do Real Madrid passou em branco nos últimos três jogos pela seleção lusitana.

Os jogos de quinta-feira (26)
Portugal x Gana (Grupo G), Estádio Nacional, Brasília, 13h
Estados Unidos x Alemanha (Grupo G), Arena Pernambuco, Recife, 13h 
Coreia do Sul x Bélgica (Grupo H), Arena de São Paulo, São Paulo, 17h
Argélia x Rússia (Grupo H), Arena da Baixada, Curitiba, 17h

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fifa, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.