Esporte

Cenário de competições online: Brasil está entre as principais potências do mundo

Pesquisas de mercado e resultados brasileiros indicam que país ainda não atingiu o verdadeiro potencial no setor

Escrito por Da redação

11 OUT 2021 - 16H49 (Atualizada em 11 OUT 2021 - 18H53)

PxHere image (PxHere)
PixHere
PixHere

Reconhecido mundialmente como referência esportiva em modalidades tradicionais como o futebol e o vôlei, o Brasil também já pode ser considerado uma potência competitiva no cenário online. Atualmente, o país mostra muita força em duas modalidades que fazem parte da rotina de milhões de brasileiros no mundo virtual: os eSports (esportes eletrônicos) e o poker online.

Além do mais, pesquisas de mercado e grandes resultados dos brasileiros no segmento online indicam que o país ainda não atingiu o seu verdadeiro potencial no setor, com espaço para crescer ainda mais nos próximos anos.

eSports (esportes eletrônicos)

Quem acompanha os eSports de perto sabe muito bem a força do Brasil na modalidade. De acordo com o estudo “O Brasil no palco de games – Números e Tendências” da Newzoo, empresa de consultoria líder global de análises de jogos e esportes eletrônicos, o Brasil é o maior mercado da América Latina em receitas de jogos e o 12º do mundo.

Além disso, a Newzoo acredita que o Brasil terá uma receita de US$ 2,3 bilhões no setor de games (cerca de R$ 12 bilhões) até o fim de 2021, número esse que representaria um crescimento de 5,1% em relação a 2020.

PixHere
PixHere


Esse avanço do país nos eSports não é por acaso, estima-se que 73,4% dos brasileiros jogam games — mas não para por aí. Segundo o consultor de mercado da Newzoo, Guilherme Fernandes, o Brasil deverá ter 94,7 milhões de jogadores no fim deste ano, representando 30% do mercado latino-americano.

No cenário competitivo de eSports há muitos jogadores brasileiros com destaque internacional, mas poucos têm um currículo tão vitorioso como do competidor Gabriel “Fallen”.

Bicampeão mundial do game CS:GO por duas equipes distintas, SK e Luminosity, o brasileiro já foi eleito o melhor do mundo na modalidade é visto pela comunidade com um dos grandes responsáveis pela ascensão dos esportes eletrônicos no país.

Quando o assunto são equipes brasileiras na modalidade, o time do Flamengo Esports é um dos que mais se destacam. A equipe rubro-negra, que conta com o apoio da maior torcida de futebol do país, tem como carro-chefe o game League of Legends e também está presente em várias outras frentes, como Free Fire, PES, PUGB Mobile, Wild Rift e Brawl Stars.

Agora, o Flamengo Esports está mirando voos ainda mais altos e estuda a possibilidade de entrar na cena competitiva do CS:GO. O planejamento do clube carioca é que o primeiro time de CS:GO seja composto por jogadores da categoria de base e sem grandes estrelas no pontapé inicial do projeto.

Poker online

Modalidade em ascensão no Brasil, o poker já conta com mais de 8 milhões de competidores em solo nacional, de acordo com informações fornecidas pela Confederação Brasileira de Texas Hold'em. Naturalmente, esse fenômeno também se reflete no cenário competitivo online, onde os brasileiros são muito respeitados.

Nos últimos anos, o poker online brasileiro se tornou referência mundial nos conceitos táticos e estratégicos da modalidade e, não por acaso, hoje o país conta com o melhor jogador de poker online do mundo: o catarinense Yuri Martins. O ranking global é organizado pelo site do PocketFives (conteúdo em inglês) e avalia a performance dos competidores diariamente.

Além de Yuri Martins, o Brasil ainda conta com mais três competidores no top 10 mundial: o também catarinense Bruno Volks (2º), o paranaense Pedro Vinícius Garagnani (9º) e o gaúcho Renan Bruschi (10º). Também vale destacar que o país é o líder no que se diz respeito ao número de representantes entre os 100 melhores do mundo, com 33 competidores brasileiros ocupando esse seleto posto.

Na última edição do WCOOP (Campeonato Mundial de Poker Online), evento anual mais importante da modalidade, o Brasil provou a sua força mais uma vez e foi o líder absoluto de vitórias, com 57 triunfos. Para se ter uma ideia, a Rússia, segunda colocada e uma das principais potências do mundo no segmento, encerrou a sua participação com 37 vitórias.

O domínio foi tão grande que o Brasil ainda acumulou 54 vice-campeonatos no evento. Sendo assim, o WCOOP 2021 marcou a melhor performance brasileira em todas as edições do Campeonato Mundial de Poker Online.

Tecnologia 5G deverá impulsionar o setor de games no Brasil e no mundo

PxHere
PxHere


Novo padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, o 5G promete impulsionar várias áreas estratégicas para o país a partir do ano que vem. Isso porque os incríveis recursos do 5G, com taxas de até 10 GBps de download e latência que aproxima de zero, fará com que novos caminhos e possibilidades sejam criados, inclusive no setor de jogos.

Sendo assim, o 5G tornará possível jogar games avançados onde as pessoas estiverem, além de trazer a capacidade necessária para streaming de jogos multiplayer modernos e incluir experiências imersivas em realidade aumentada. Ou seja, esses e outros fatores combinados deverão levar todo o setor para outro patamar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Da redação, em Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.