Esporte

Messi vence The Best pela oitava vez

Brasil recebe três prêmios

Escrito por Isabela Sardinha

15 JAN 2024 - 17H51 (Atualizada em 15 JAN 2024 - 18H22)

Imagem: FIFA/Reprodução

A cerimônia do Fifa The Best 2023 aconteceu nesta segunda (15), em Londres, na Inglaterra.

+ Leia mais notícias do Esporte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

Lionel Messi levou o título de melhor jogador do mundo no masculino, ao competir com Erling Haaland e Kylian Mbappé. Já no feminino, a espanhola Aitana Bonmati foi a vencedora, entre Jennifer Hermoso e Linda Caicedo.

Dois brasileiros indicados a prêmios venceram. Ederson, do Manchester City, como melhor goleiro, e Guilherme Madruga, meio-campista do Botafogo-SP, pelo Prêmio Puskás, de gol mais bonito. 

A seleção brasileira teve o seu espaço no Prêmio Fifa The Best. A ação feita em amistoso contra Guiné, em junho de 2023, levou o prêmio Fifa Fair Play em um reconhecimento pela luta contra o racismo. Subiram ao palco alguns ídolos da seleção brasileira, como o ex-zagueiro Roque Júnior, os ex-laterais Cafu e Roberto Carlos. Coube ao capitão do Penta receber o troféu e fazer o discurso como representante da Seleção.

A Fifa também anunciou a seleção do ano de 2023. Essa parte da cerimônia é realizada em parceria com o Sindicato Mundial de Jogadores de Futebol (FIFPro), que divulga os finalistas. Vinicius Junior está na equipe, que é dominada por atletas do Manchester City. 

O período de análise para os prêmios masculinos vai de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023, excluindo a Copa do Mundo. Para os prêmios femininos, a análise considera a Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia em 2023, com intervalo de 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023.

A brasileira Marta recebeu homenagem na cerimônia do The Best 2023. Aos 37 anos, a atacante atua pelo Orlando Pride, dos EUA. Ela foi seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo. Ela, que atua pela seleção brasileira há duas décadas, ainda mira disputar os Jogos Olímpicos de Paris-24

O Fifa The Best contempla diversas categorias, e a votação é realizada por um colégio eleitoral composto por jornalistas, capitães de equipes, técnicos de seleções nacionais e o público, cada grupo com peso de 25% na pontuação final. Desde 2016, a análise considera a temporada europeia como período de avaliação. Nesta edição, devido à Copa do Mundo realizada no final de 2022, foram considerados um ano e meio, de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Vale destacar que o prêmio de melhor jogador do mundo e a Bola de Ouro são atualmente separados, com modelos diferentes de votação.

Veja todos os vencedores do Fifa The Best 2023:

Melhor jogador do mundo: Lionel Messi (Inter Miami)

Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona)

Melhor treinador no futebol masculino: Pep Guardiola (Manchester City)

Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (seleção da Inglaterra)

Melhor goleiro do mundo: Ederson (Manchester City)

Melhor goleira do mundo: Mary Earps (Manchester United)

Prêmio Puskás: Guilherme Madruga (Botafogo-SP)

Seleção (masculino): Courtois; Walker, Ruben Dias e Stones; Bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; Messi, Haaland, Mbappé e Vinicius Junior

Seleção (feminino): Earps, Carmona, Bronze, Greenwood; Walsh, Russo, James, Toone e Bonmatí; Morgan e Kerr.

Fifa Fan Award - Hugo Daniel Iñíguez 

Fifa Fair Play - Amistoso da seleção brasileira contra Guiné, em junho de 2023

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Sardinha, em Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...