Por Elaine Rodrigues Em Regional

Atleta de São José dos Campos vence etapa nacional de Hipismo Rural

Aos 11 anos de idade, Rico Basano, 41, começou a montar e não parou mais. Hoje o atleta representa São José dos Campos na categoria Hipismo Rural, da qual já foi conquistou 17 títulos nacionais, em seus 30 anos de carreira.

Além do hipismo rural, Basano é destaque também no salto e concurso completo de equitação. Para competir o atleta é patrocinado pela construtora Terra Simão e apoiado pela Secretaria de Esportes de São José dos Campos.

Rico nasceu em São Paulo mas cresceu na região norte de São José, onde hoje mantém um centro de equoterapia para pessoas carentes.

Entre o trabalho na ONG e os treinos na hípica no Esplanada do Sol, Basano respira hipismo, o que segundo o campeão, lhe trouxe uma nova fase em sua carreira. "Eu conheci a equoterapia quando morei no exterior e trouxa para cá. Depois da ONG, nos últimos sete anos, eu que não ganhava muita coisa, comecei a vencer e já somo 17 vitórias, isso é gratificante", conta o atleta.

Liderança
Recentemente Basano ficou em primeiro lugar na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Hipismo Rural, realizada no dia 22 de junho, em Rio Claro (SP). Depois da vitória, Rico segue na liderança da categoria força livre, a principal do hipismo rural brasileiro, com 150 pontos.

São nove etapas no total, com descarte dos dois piores resultados. No próximo domingo (13), acontece na cidade de Colina, na região de São José do Rio Preto a próxima etapa do campeonato.

Títulos
Seja em sua casa ou na sede da sua ONG, Basano coleciona troféus e medalhas de campeonatos nacionais que disputou nos últimos trinta anos. Só os títulos dos últimos dois anos sozinhos preenchem dois armários inteiros no escritório do atleta. "Eu amo fazer isso, amo os cavalos, é a minha vida. Me sinto muito feliz pela fase que atravesso. Vou continuar e espero que mais pessoas se interessem pelo esporte, para que ele que já foi forte na região volte a crescer", conclui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.