Novo estádio Martins Pereira tem capacidade para 21.500 torcedores
Flávio Pereira/Meon
Após 10 meses em reforma, o novo estádio Martins Pereira foi entregue na tarde desta sexta-feira (25), em São José dos Campos. No evento de apresentação, estiveram presentes autoridades da cidade e ícones do esporte joseense, além de representantes e atletas das equipes de futebol masculino e feminino.
A “nova arena”, como foi chamada pelo prefeito Carlinhos Almeida (PT), vai sediar jogos do São José Esporte Clube, do São José dos Campos Futebol Clube, do São José Futebol Feminino, além do São José Rugby. Antes, a capacidade era de 16.500 espectadores e com a reforma, o estádio suporta agora 21.500 torcedores.
“Nós não tínhamos recurso para construir o estádio, mas conseguimos fazer um financiamento com o Governo do Estado de R$ 10 milhões para a reforma. Na nossa arena de futebol já jogaram Zé Carlinhos, Cris, Paulinho, Roque Júnior e tantos outros grandes jogadores, mas também é um espaço também para o Rugby e para grandes eventos”, explica o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida.
Emocionado, o idealizador do Martins Pereira e ex-presidente da Águia do Vale, Mário Ottoboni, comemorou a renovação da casa da Águia. “Quando eu construí o estádio me chamaram de louco o tempo inteiro. Diziam que eu nunca veria o estádio Martins Pereira lotado. Eu coloquei todo o dinheiro que tinha para construir este estádio e fico muito feliz de ver a nova casa”, afirma.
Depois disso, houve o primeiro bate-bola dentro do campo. Descontraídos, atletas das equipes de base e profissional se misturaram e jogaram o conhecido “rachão” no gramado da Águia do Vale. A primeira partida oficial acontece neste domingo (27), entre São José EC e Santo André, pela Copa Paulista, às 10h.
Melhorias
O prédio de apoio está com área de 1,8 mil metros quadrados, com três pisos de 600 metros quadrados, vestiários, espaço para arbitragem, academia e fisioterapia, sanitários e lanchonetes.
A nova área de imprensa está com um espaço de 1.260 metros quadrados, 10 cabines de imprensa, camarotes, elevador e cobertura metálica com 1.755 metros quadrados. Já o novo gramado, tem 12,5 mil metros quadrados e grama Beruma Tifway 419, que é certificada pela Fifa.
História
O estádio Martins Pereira foi inaugurado pelo antigo Esporte Clube São José (Formigão do Vale) no dia 15 de março de 1970, com uma área de 50 mil metros quadrados. O primeiro jogo oficial foi um amistoso entre Atlético Mineiro (MG) e Internacional (RS), ocasião que Dário, o Dadá Maravilha, foi o primeiro a balançar as redes do estádio vestindo a camisa do Galo.
Com dívidas, em 1975 o Martins Pereira foi comprado pela Urbam (Urbanização Municipal), que desde então é responsável pela administração e manutenção.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.