Por Do Meon Em Regional

Fisioterapeuta de São José estuda entorse de tornozelo em atletas

tornozelo_torcao_dutra

Entorse é muito comum entre atletas

Divulgação

Fisioterapeuta e aluno de mestrado em Bioengenharia de São José dos Campos, Bruno de Moraes Prianti iniciou uma pesquisa sobre o uso de bandagens de esparadrapo em torções de tornozelo de jogadores de futebol, tratamento criticado por atletas pela pouca mobilidade oferecida durante os jogos.

Com 45 participantes, o estudo envolve, principalmente, atletas da modalidade feminina na região, que fazem parte do alto escalão nacional e, para o pesquisador, o que impede a livre movimentação dos jogadores é uma fita elástica que serve para inibir os músculos lesionados.

“A bandagem utilizada na pesquisa, utiliza essa fita e suas propriedades elásticas, porém aplicada de forma diferente e com outro intuito: o de posicionar melhor a articulação, dando maior estabilidade, mas sem limitar demais os movimentos, consequentemente sendo mais confortável para o atleta”, explica o pesquisador.

Para a pesquisa, Bruno usa equipamentos tecnológicos para avaliações, como a plataforma de força para mensuração do equilíbrio dinâmico e outro para avaliar a atividade elétrica muscular.

“Acredito que a junção de uma pesquisa inovadora com atletas de alto nível da região vai poder trazer bons frutos. A bandagem, além de tudo, é uma ação preventiva para entorses de tornozelo, que são muito comuns em atletas”, finaliza.

De acordo com a pesquisa, a cada mil horas de prática esportiva, 10 das 15 lesões sofridas são nos membros inferiores, especificamente, entorse no tornozelo que é uma lesão que causa estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.