A participação do Manthiqueira de Guaratinguetá no Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão desta temporada terminou neste domingo (26). O time precisava vencer o líder União Suzano Atlético Clube (USAC) fora de casa e acabou perdendo, por 1 a 0. Assim, não conseguiu aproveitar a derrota do concorrente de grupo União de Mogi das Cruzes e a vitória apertada do Catanduva na disputa pela vaga de índice técnico.
Na 10ª e última rodada da fase inicial, o Manthiqueira levou seus 12 pontos a Suzano, onde o já classificado USAC queria a vitória para confirmar a melhor campanha de vantagens no mata-mata da reta decisiva.
Com uma vitória, o Manthiqueira poderia ultrapassar o União de Mogi das Cruzes, de 13 pontos, e reconquistar a terceira e última posição da zona de classificação do Grupo 5. O Mauá, que recebeu o Atlético de Mogi das Cruzes e venceu por 2 a 1, confirmou a segunda vaga do grupo.
Em Mogi das Cruzes, o União perdeu para o Esporte Clube União Suzano (ECUS) por 2 a 1, as favorecido pela derrota do Manthiqueira, ficou com a terceira vaga. O time suzanense, com a vitória, chegou aos mesmos 13 pontos do União Mogi, mas em desvantagem no saldo de gols.
Sem a terceira colocação do Grupo 5, a opção do Manthiqueira seria sustentar a condição de melhor entre os quartos colocados do cinco grupos. A vaga por índice técnico acabou ficando para o Catanduva, que somava 12 pontos terminou com 15. Fora de casa, a equipe catanduvense venceu a já classificada Internacional de Bebedouro por 1 a 0.
A disputa pelas duas vagas de acesso à Série A-3 do ano vem continuará com o primeiro mata-mata, das oitavas de final. A classificação geral determinou os seguintes confrontos: União Suzano x Colorado de Caieiras, XV de Jaú x Vocem de Assis, Flamengo de Guarulhos x União de Mogi das Cruzes, Mauá x Grêmio São-Carlense, Rio Branco de Americana x Catanduva, Paulista de Jundiaí x Grêmio Prudente, Matonense x Internacional de Bebedouro e Independente de Limeira x Taquaritinga.
O União Suzano resolver poupar os titulares que começaram no banco de reservas. Apostando na força do seu elenco, o time da casa não deixou o Manthiqueira assumir o controle das ações, mas possibilitou uma partida equilibrada e ataques alternados.
Os dois goleiros foram eficientes e com algumas defesas arrojadas foram determinantes para um primeiro tempo sem gols. Já no começo do segundo, a abertura do placar chegou em um pênalti para o USAC, aos 11 minutos. Na jogada, o atacante Romário invadiu a área pela meia esquerda e foi desequilibrado pelo lateral-direito Matheus Ferreira ao armar a finalização. Na cobrança, o atacante PK chutou forte, por baixo, no canto direito e além do alcance do goleiro.
Aos 19, o USAC teve o meia-atacante Matheus Piauí expulso por segundo cartão amarelo. Mesmo assim, o Manthiqueira não conseguiu desestabilizar a defesa adversária e ainda também perdeu um jogador expulso por segundo cartão amarelo, o meio-campista Toró, aos 40.
Como o USAC não conseguia aproveitar os contragolpes para fazer um segundo gol e liquidar o adversário, o Manthiqueira tentou até o final dos cinco minutos de acréscimos. Todavia, não encontrou um gol de empate que permitiria o sonho de uma virada.
Agora, com a eliminação, o Manthiqueira deverá liberar a maioria dos jogadores e esperar o campeonato do ano que vem. Os mais jovens poderão ficar para o elenco que deverá disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.
O Manthiqueira, do assistente técnico Tarcísio Fernandes: Yago; Matheus Ferreira, Jhonny, João Gabriel e João Pedro (Conrado – intervalo); Iago Cuiabá (Wesley 29´/2º), Osmar Toró, Rodrigo e Anderson; Dudu e Luiz Henrique.
O USAC, do técnico Ricardo Costa: Matheus Brito; DG (Leonan 29´/2º), Geovani, Jemmes e Roca (Gustavo Lobó 35´/2º); Vinícius Cachorro (Tenner 23´/2º), Pablo e Matheus Piauí; Dener Santos (Felipinho 35´/2º), PK (Mendes 35´/2º) e Romário.
No estádio Francisco Marques Figueira, a equipe de arbitragem contou com: Guilherme Nunes de Santana (árbitro), Alex Alexandrino (assistente 1), Giovanni Crescêncio (assistente 2), Antonio Carlos Santana (quarto árbitro) e Márcio Luiz Augusto (analista de vídeo).
Câmara aprova urgência para exame obrigatório de médicos
Projeto prevê exame de proficiência como condição para registro de médicos
Moraes restabelece aumento do IOF, mas barra cobrança sobre risco sacado
Ministro do STF valida decreto de Lula em sua maior parte, mantendo novos impostos
Incêndio devasta palco principal do Tomorrowland na Bélgica
Fogo atinge estrutura cenográfica icônica em Boom
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.