Por Meon Em Regional

Paratletismo de Taubaté faz história ao viajar para a primeira no exterior

O recordista mundial André Rocha é uma das atrações da delegação

Pela primeira vez na história, a equipe de paratletismo de Taubaté (SP) terá uma delegação viajando para competir no exterior. Neste sábado, 10, os arremessadores André Rocha e Júlio César Leite, o saltador e velocista Kaian Silva, e o treinador Guto Nascimento embarcam rumo a Berlim, na Alemanha.

O quarteto representará a cidade no Berlin Open Grand Prix 2017, etapa alemã do circuito mundial de meetings de Paratletismo, promovidos pelo Comitê Paralímpico Internacional. O evento será disputado nos dias 17 e 18 de junho e será disputado no estádio Friedrich Ludwig Jahn Sports Park, na capital alemã.

André Rocha, atual recordista mundial do Lançamento do Disco e do Arremesso de Peso (classe F52), retorna ao evento do qual já é bicampeão na prova do peso. Este ano, ele também disputará o Lançamento do Disco, prova na qual obteve índice para o Campeonato Mundial de Paratletismo, que será disputado a partir de 13 de julho em Londres.

“Será minha terceira vez na Alemanha, e o sentimento é de muita confiança. Depois de bater o recorde do Lançamento do Disco e carimbar minha vaga no time brasileiro no Mundial, estou mais leve, mais confiante e muito focado em ganhar minhas provas no GP de Berlim. Sei da minha responsabilidade como bicampeão do torneio, e agora, na minha nova classe, quero trazer mais medalhas.”, disse André.

Nas duas oportunidades em que já disputou o GP de Berlim, André ainda competia na classe F54. A partir deste ano, ele passou a disputar a classe F52, por conta de uma operação realizada na coluna cervical e que alterou sua capacidade atlética. No último fim de semana, competindo em São Paulo, ele fez o novo Recorde Mundial no Lançamento do Disco, com 23,09m. Em Berlim, André é um dos favoritos ao ouro, e quer melhorar essa marca.

“Tenho confiança de que posso melhorar ainda mais essa marca, mas vou com calma e focado em manter o bom rendimento. Daqui um mês estarei disputando o Mundial e é preciso em primeiro lugar ter essa constância nas marcas. Se sair um novo recorde na Alemanha, ótimo. Mas o foco maior é o Mundial.”, comentou.

Iniciantes

Se para André Rocha Berlim é território familiar, para os outro dois paratletas que embarcarão junto com ele, uma viagem ao exterior é novidade. Para Júlio César Leite, de 35 anos, será a primeira vez fora do Brasil, e a chance de alcançar seus melhores resultados da carreira.

Integrante da equipe de paratletismo de Taubaté desde 2010, coleciona medalhas de Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, e das competições nacionais promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Agora, ele quer um lugar ao sol também no âmbito internacional, e mira o Mundial e o Parapan, ambos em 2019, e as Paralimpíadas de Tóquio 2020.

“Estou num momento da minha carreira em que essa viagem ao exterior é muito importante. Quero dar o passo que preciso para brigar por resultados entre os melhores do Brasil. Tenho me dedicado muito aos treinos, estou em ótima forma e quero brigar por medalhas lá em Berlim, contra adversários muito fortes.”, disse Júlio, que vai disputar três provas: Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento do Dardo.

Além da briga por medalhas, Júlio César terá a chance de passar por uma classificação internacional. Essa etapa é quando o paratleta é avaliado pela equipe do Comitê Paralímpico Internacional, realizando uma série de testes de força, movimentos e coordenação, e onde é definido em qual classe ele vai competir.

“O Júlio competia em uma classe onde brigava com os melhores do país em suas provas, no entanto, houve uma determinação do Comitê Paralímpico Brasileiro e ele foi reclassificado, o que nós achamos que não está de acordo com a realidade física dele. Nessa nova classe, suas marcas estavam muito longe dos melhores. No entanto, uma classificação internacional como a que ele fará na Alemanha é mais completa e minuciosa, e acreditamos que ele será reclassificado dentro da classe que ele deve estar. Uma vez classificado internacionalmente, isso não pode ser contestado.”, explicou o treinador Guto Nascimento.

Júlio César está animado e um pouco nervoso com a primeira viagem de avião ao exterior. Para cobrir os custos de hospedagem, passagem e alimentação nos 9 dias que ficará na Alemanha, contou com a ajuda de apoiadores e amigos. Uma empresa de assessoria de corridas chegou a organizar um “treinão” para angariar doações para colaborar com a viagem.

“Tenho muito a agradecer a todas as pessoas que acreditaram nesse meu sonho de estar no GP de Berlim. Não vou decepcionar, estou indo para lá para brigar por medalhas e melhorar meus resultados.”, disse.

O caçula

O caçula da delegação, Kaian Silva (classe T38), também passará pelo processo da classificação internacional para confirmar sua classe. Velocista e saltador, o paratleta está em crescimento nas provas de 100m rasos e Salto em Distância, e quer aproveitar o GP de Berlim para ganhar experiência e se firmar entre os melhores do país.

“Não vejo a hora de chegar logo e competir na pista de Berlim. Estou bem animado, estou me dedicando muito a esse GP na Europa. Há alguns anos, nem imaginava que um dia eu estaria viajando para a Alemanha para competir. É como um sonho, mas é real. E agora é foco total e aproveitar esses dias por lá para aprimorar minha técnica e melhorar as marcas”, comentou Kaian.

A Delegação de Taubaté embarca para a Alemanha em voo internacional partindo de Guarulhos (SP) neste sábado, 10 de junho, às 18h. A equipe retorna ao Brasil no dia 19 de junho.

André Rocha no evento que confirmou a convocação à Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.