Estudantes da zona sul de São José dos Campos participam de uma escola de ciclismo. Os que quiserem competir serão avaliados por representantes das equipes que representam a cidade.
Cerca de 70 alunos do sexto ao nono ano da Emef Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães, região sul da cidade, começaram a ter aulas de ciclismo neste ano.
A atividade realizada no contraturno das aulas, por meio do Programa Escola Ativa, oferece orientações como história da modalidade, mobilidade urbana, legislação e orientações sobre a manutenção das bicicletas.
A atividade ainda tem o objetivo de captar novos talentos, encaminhado os alunos que se destacam para o programa Atleta Cidadão, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
Pioneiro em todo o Estado de São Paulo, a unidade escolar conta também com uma pista de ciclismo de 1.600 metros quadrados com diversos obstáculos para a realização das aulas.
“O Programa Escola Ativa conta com uma diversidade muito grande de modalidades e a bicicleta faz parte do dia a dia dos alunos. É importante levar até essas crianças noções como legislação e cuidados necessários para desfrutarem do transporte com segurança. Além de compreender o ciclismo como qualidade de vida e competição, com as aulas, podem surgir ainda novos atletas”, afirmou Marcos Ribeiro, professor coordenador da modalidade.
As aulas na escola acontecem de segunda a sexta feira, das 15h às 17h30. Todo material necessário para as aulas, como capacete e bicicleta, foram disponibilizados pela Prefeitura.
Escola Ativa
Desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o Escola Ativa oferece atividades no contraturno das aulas regulares, atendendo mais de 4.000 estudantes em 30 escolas do ensino fundamental com idade entre 6 a 15 anos.
Para participar do projeto os alunos devem apresentar bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos. As escolas participantes podem escolher entre futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, xadrez e ginástica rítmica.
O objetivo é que todas as escolas sejam envolvidas nos próximos dois anos, totalizando mais de 5.700 estudantes em treinamento.
Na foto (Divulgação/PMSJC), a pista dos treinos e avaliações.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.