Por Rodrigo Ribeiro Em Regional

Projeto Social do São José Rugby atende cerca de 200 crianças

Projeto Social do São José Rugby atende cerca de 200 crianças na cidade (Divulgação/CCR NovaDutra)

Projeto Social do São José Rugby atende cerca de 200 crianças na cidade

Divulgação/CCR NovaDutra

O São José Rugby é uma das equipes brasileiras que mais investe nas categorias de base e por meio do seu projeto social, atende atualmente 200 crianças, de dez a 18 anos de idade, de diferentes regiões de São José dos Campos.

Na prática, desde 2002, através do torneio Leopardo Guerreiro, o São José Rugby começou a incentivar a participação das crianças no clube, incentivando a integração social por meio do esporte. Mas efetivamente, a partir de 2008, teve o apoio integral da CCR NovaDutra com o aval do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), para realizar um projeto.

Além do treino técnico, o projeto oferece alimentação, transporte, academia e parceria com as direções das escolas, para acompanhamento do rendimento e comportamento escolar dos participantes.

"Na época nós fomos até a secretaria de esporte e eles acharam um pouco estranho uma bola oval no país da bola redonda, mas a prefeitura desde o início sempre nos apoiou e então começamos o projeto e fomos muito bem aceitos nas comunidades", conta Maurício Coelho, coordenador técnico do São José Rugby.

Para o jogador Fábio Carvalhais, que atua na equipe desde 1989, além de trabalhar a parte social, o projeto também traz benefícios para o clube. "Atualmente, são os jogadores que saíram do projeto social que estão jogando e ganhando tudo", afirma.

"Uma história que me marcou muito foi a do Japa. Um menino que chegou aqui, participou do projeto e sumiu. Descobri que ele estava preso. Fui atrás da promotora e fui uma das testemunhas também e pedi que ela deixasse o rugby mudar o destino e a conduta dele e nós conseguimos", conta Maurício Coelho.

"É um gesto que não tem como explicar, um cara que mau me conhecia, mau sabia meu nome, chegar na Febem e dizer: eu coloco a minha mão no fogo por esse garoto. Hoje, mudei completamente meu jeito de ser, o rugby mudou a minha vida", afirma Frank Willians, o Japa.

O projeto social é realizado em três bairros da cidade, Vila Industrial, Santa Inês e Campo dos Alemães. O São José Rugby foi criado em 1984 por professores e alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Em 2014, a equipe completa 30 anos e possui oito títulos nacionais e nove paulistas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.